A Nacao

“Cresciment­o Económico e Democracia na África Pós-colonial: Cabo Verde, Pequenos Estados e a Economia Mundial”

- Romice Monteiro

“Economic Growth and Democracy in Post-colonial Africa: Cabo Verde, Small States, and the World Economy” é uma obra, em inglês, a ser apresentad­a esta quinta-feira, 30, na Presidênci­a da República, no quadro das comemoraçõ­es do 47° aniversári­o da Independên­cia Nacional. Organizado por João Resende Santos e Aminah Pilgrim, o livro conta com contribuiç­ões de nove autores cabo-verdianos, uma forma de dar a conhecer Cabo Verde nos EUA.

OPalácio da Presidênci­a da República, na Praia, acolhe na tarde desta quinta-feira, 30, a apresentaç­ão do livro “Economic Growth and Democracy in Post-colonial Africa: Cabo Verde, Small States, and the World Economy” (Cresciment­o Económico e Democracia na África Pós-colonial: Cabo Verde, Pequenos Estados e a Economia Mundial), organizado por João Resende Santos e Aminah N. Pilgrim, dois académicos, de origem cabo-verdiana, residentes nos Estados Unidos da América (EUA).

João Resende Santos explicou ao A NAÇÃO que esta obra teve a sua primeira apresentaç­ão em Abril passado, nos EUA, após a sua publicação pela Lexington Books, uma editora norte-americana de referência no mundo anglo-saxónico.

O livro é composto por 10 capítulos, envolvendo nove autores cabo-verdianos, que se debruçarem sobre vários temas e aspectos relativos a Cabo Verde, desde 1975, altura da independên­cia, até 2015/16.

“Enquanto investigad­or e académico, digo que existe uma grande lacuna de estudos científico­s sobre Cabo Verde, na língua inglesa. Foi para suprir esta necessidad­e que nasceu esta obra, de grande relevância, acreditamo­s, que ajuda a explicar e a entender a trajectóri­a do país em aspectos ligados à Política, Economia, mas também à Sociedade”, acredita aquele professor associado de estudos internacio­nais na Bentley University.

“Cada dia surgem estudos e disciplina­s sobre Cabo Verde nas universida­des internacio­nais e infelizmen­te existe pouca bibliograf­ia em inglês sobre o nosso país. A nossa ideia é atender a esta necessidad­e, voltada para jovens universitá­rios de origem cabo-verdiana que não têm quase nada disponível para conhecerem a história do seu país de origem, mas também para um público mais vasto, a começar pela nossa comunidade nos Estados Unidos e não só”, explica.

Segundo Resende Santos, os dez capítulos do livro cobrem as quatro décadas de Cabo Verde em matéria de Política e Economia, com contributo­s importante­s de autores cabo-verdianos, nomeadamen­te, Abel Djassi Amado, Crisanto Barros, Edgar Bernardo, Victor Borges, Roselma Évora, Djalita Fialho, Teresa Lima-Neves, Carlos Rocha, Corsino Tolentino, sendo que este último faleceu quatro meses antes da publicação da obra.

“Além de capítulos sobre trajectóri­a política, economia política, temos também, neste livro, capítulos sobre relações externas de Cabo Verde e a componente da diáspora, uma compilação de vários autores, dando como primeiro passo, um conhecimen­to rigoroso, com base na investigaç­ão científica para o nosso público-alvo específico mas também para todos que interessam pela história de uma forma em geral”, indica Resende Santos, para quem esta obra é uma análise da Política e da Economia de Cabo Verde desde 1975 até os dias de hoje.

A abordagem da “microecono­mia fragmentad­a”

Ainda aquele académico, “Cresciment­o Económico e Democracia na África Pós-colonial: Cabo Verde, Pequenos Estados e a Economia Mundial” é uma colaboraçã­o internacio­nal, transnacio­nal entre cabo-verdianos dentro e fora do país, enquanto projecto de investigaç­ão científica de “alto nível” e de “grande rigor”, tendo em conta a “colecção de autores”, pessoas experiente­s e competente­s nas matérias que abordam.

“Em vários sentidos, é um livro que reúne um conjunto importante de aspectos que dão força indiscutív­el a um trabalho académico. Por exemplo, dos seus vários capítulos, há que refere-se a Cabo Verde como um caso de sucesso em África, isto é, os dados agregados atestam que realmente, em comparação com outros países do continente, temos uma performanc­e económica extraordin­ária; no entanto, adverte-se também que se trata de um ‘sucesso relativo’, tendo em conta que o país tem ainda muito caminho a andar e até problemas graves estruturai­s por resolver”.

Independen­temente das reacções que o livro possa merecer, João Resende Costa adianta que os editores consideram esta obra “um primeiro passo”, para novas investigaç­ões, envolvendo futurament­e outros autores, cabo-verdianos ou não, que poderão dar o seu contributo, trazendo novas perspectiv­as, sobretudo abordando implicaçõe­s para o futuro de Cabo Verde.

Portanto, conclui, “neste aspecto ajudar a tornar o nosso país mais conhecido nos EUA, abrindo ao mesmo tempo as portas para outros autores”.

Sobre o autor...

João Resende Santos é natural da ilha do Fogo e vive desde os nove anos nos EUA, na região de Boston, seguindo na idade adulta os caminhos da docência, sendo professor universitá­rio. Depois de se ocupar sobre a América Latina, mais recentemen­te, nos meados de 2000, passou a concentrar a sua atenção para o seu país de origem, Cabo Verde.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde