A Nacao

Companhia de Teatro 50 Pessoa apresenta “Poemas da Liberdade” em saudação ao 5 de Julho

- A NAÇÃO

A Companhia de Teatro 50 Pessoa, de São Vicente, estreia na terça-feira, 5 de Julho, a peça “Poemas de Liberdade”, no Centro Cultural do Mindelo. O grupo promete um espectácul­o “único”, com poemas de Amílcar Cabral e Jorge Barbosa, entre outros autores, para a celebrar o 47º aniversári­o da Independên­cia Nacional.

Depois das peças “Once Upon a Time in Ribeira Bote” e “Rua de Boné”, este último o espectácul­o mais visto no Mindelo, desde a sua estreia em 2014, a companhia 50 Pessoa apresenta neste 5 de Julho, “Poemas de Liberdade”, com escritos de Amílcar Cabral, Jorge Barbosa, entre outros autores.

Esta 13ª produção teatral, nos oitos anos de existência da Cia, revela-se como uma recriação histórica de acontecime­ntos do 5 de Julho de 1975, para além de ser uma forma de celebrar o 47º aniversári­o da Independên­cia Nacional.

“Poemas da liberdade” incorpora ainda músicas de Cabo Verde e do estrangeir­o, neste segundo caso, temas de Chico Buarque (Brasil), Zeca Afonso (Portugal), além de outros poetas que, segundo a companhia mindelense, “lutaram pela liberdade e independên­cia, não só em Cabo Verde, como em outros países lusófonos”.

Em entrevista à Inforpress, o encenador e responsáve­l do grupo avançou que com base no trabalho de pesquisa que antecedeu a encenação, apercebeu-se de que há “algum desconheci­mento” dos acontecime­ntos da Independên­cia, sobretudo na camada jovem.

Daí, “a importânci­a de se recriar tais acontecime­ntos, falar da identidade cabo-verdiana e levar essas questões para o palco teatral e, de certa forma, educar o nosso público”.

O espetáculo “Poemas da Liberdade” envolve apenas três actores, conta com a parceria do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas. A estreia está marcada para as 21 horas, do dia 5 de Julho, no Centro Cultural do Mindelo. Os bilhetes estarão à venda pelo valor simbólico de 300$.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde