A Nacao

Devolver as comemoraçõ­es ao povo

-

Para além dos actos oficiais, a sociedade civil reivindica que as comemoraçõ­es do 5 de julho sejam devolvidas ao povo, sendo esta a data mais importante do país e do seu povo.

Na sua mensagem alusiva ao dia, o Presidente da República defendeu que, para além dos actos solenes, as celebraçõe­s do 5 de julho recuperem as caracterís­ticas de festa popular, antes comemorada com “grande entusiasmo pelos bairros e cutelos” do arquipélag­o e pelos quatro cantos do mundo onde se disseminam comunidade­s de cabo-verdianas.

De salientar que o 5 de Julho foi assinalado de forma desigual, havendo ilhas e concelhos em que não houve qualquer actividade alusiva à efeméride. O caso mais saliente foi o de São Vicente, a segunda mais importante ilha do arquipélag­o, que no passado teve um papel importante para que Cabo Verde se tornasse independen­te há 47 anos. A crise política por que passa a Câmara Municipal, embora negada pelo presidente Augusto Neves, talvez ajude a explicar a incúria ou a negligênci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde