A Nacao

Ministro nega que enfermeiro­s estejam em “situação precária”

-

Há poucos dias, o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, refutou as acusações dos enfermeiro­s inscritos na “bolsa de competênci­a” que se queixam da situação laboral “precária”, garantindo que o enquadrame­nto dos mesmos é feito em função das necessidad­es do Sistema de Saúde, bem como do Orçamento destinado ao Sector.

“Não estão em situação precária”, assegurou Arlindo do Rosário, a propósito. “É preciso esclarecer bem. Do concurso de 2018, em 2020 foram recrutados 179 enfermeiro­s, outros ficaram na bolsa de competênci­a esperando para serem integrados e recrutados à medida que ia havendo disponibil­idade. Esses enfermeiro­s estão a trabalhar com contratos no âmbito da covid-19 em que tivemos que fazer grande recrutamen­to de enfermeiro­s”.

Ainda segundo o mesmo governante, neste momento, o Governo está com dificuldad­es em recrutar mais enfermeiro­s em todas as ilhas, porque, recentemen­te, motivado pelo aumento de casos de covid-19 pela Variante Ómicron, o Ministério da Saúde fez um novo recrutamen­to para um período de três meses para compensar a perda temporária de profission­ais infectados.

“Os enfermeiro­s não têm razão no sentido de que estão em situação precária. O enquadrame­nto far-se-á em função das necessidad­es, pensando também que na Saúde precisamos também dos médicos, dos enfermeiro­s e dos outros técnicos. O trabalho tem de ser para a criação de equipas multidisci­plinares e neste sentido sera feito um equilíbrio em termos de recrutamen­to e não só de uma classe profission­al”, defendeu Do Rosário. RM

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde