A Nacao

Governo promete "o apoio que for necessário" à seleção sénior masculina de andebol no CAN 2022

-

O Governo garantiu, quarta-feira, 6, "o apoio que for necessário" à seleção sénior masculina de andebol que vai representa­r Cabo Verde no Campeonato Africano das Nações 2022, a decorrer de 9 a 18 de Julho no Egipto. O Primeiro-Ministro foi, ao Gimno Desportivo, na Cidade da Praia, deixar palavras de incentivo e estímulos à equipa nacional que parte para o Egipto na madrugada desta quinta-feira.

“A selecção de andebol tem tido um desempenho muito forte. É a primeira equipa que participou num Mundial, em condições ainda de pandemia, e tem representa­do Cabo Verde ao mais alto nível”, notou Ulisses Correia e Silva, em declaraçõe­s aos jornalista­s após desejar “boa sorte” ao combinado nacional.

Para o chefe do executivo, Cabo Verde conta com jogadores de muita “valia” e enalteceu a “forte” contribuiç­ão da diáspora cabo-verdiana “por a selecção contar com muitos jogadores que militam nos países onde Cabo Verde tem uma comunidade muito significat­iva”.

Seleção à espera de patrocinad­ores

Por sua vez, o presidente da Federação Cabo-verdiana de Andebol (FCA), António Teixeira, disse que a instituiçã­o já conseguiu uma verba que garante entre 60 a 70 por cento (%) das despesas e que neste momento estão a depender dos patrocinad­ores.

“Temos um patrocinad­or oficial que é a CVMóvel, temos também a Enapor, e estamos à espera dos patrocínio­s que poderão entrar, de modo a não termos prejuízos”, precisou o dirigente federativo, reconhecen­do que o país passa por uma situação “difícil”.

“Penso que cada um de nós deve dar um contributo para que esses jogadores, que conseguira­m estar num mundial pela primeira vez, possam estar também neste CAN e com a meta de estarem novamente no campeonato do mundo”, apelou o presidente da FCA.

Em relação ao facto da selecção de Cabo Verde já conseguir somente 70% do orçamento, Ulisses Correia e Silva assegurou que o Governo vai, junto de algumas empresas, conseguir contribuiç­ões uma vez que, conforme explicou, associando o patrocínio está-se a vincular uma marca a um grupo vencedor.

“Aquilo que for o complement­o necessário, o Governo, através desta parceria com as empresas, vai tentar cobrir”, prometeu o primeiro-ministro.

A selecção cabo-verdiana integra o Grupo C da competição, lado a lado com as equipas nacionais da Tunísia e Nigéria.

Cabo Verde inicia a sua campanha no CAN’202 a 12 de Julho ante a Nigéria para cinco dias depois, 17 do mesmo mês, defrontar a Tunísia.

De acordo com o regulament­o da Confederaç­ão Africana de Andebol, os dois primeiros classifica­dos de cada grupo apuram-se para a segunda fase.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde