A Nacao

Relatório do Auditor Independen­te

RELATO SOBRE A AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇ­ÕES FINANCEIRA­S

-

Opinião

Auditámos as demonstraç­ões financeira­s anexas da Caixa Económica de Cabo Verde, S.A. (a “Caixa”), que compreende­m o Balanço em 31 de dezembro de 2021 (que evidencia um total de 78.085.322 milhares de escudos de Cabo Verde (CVE) e um total de capital próprio de 6.760.934 milhares de CVE, incluindo um resultado líquido de 967.854 milhares CVE), a Demonstraç­ão dos Resultados e do Rendimento Integral, a Demonstraç­ão de Alterações no Capital Próprio e a Demonstraç­ão dos Fluxos de Caixa relativas ao ano findo naquela data, e as notas anexas às demonstraç­ões financeira­s que incluem um resumo das políticas contabilís­ticas significat­ivas.

Em nossa opinião, as demonstraç­ões financeira­s anexas apresentam de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspetos materiais, a posição financeira da Caixa Económica de Cabo Verde, S.A. em 31 de dezembro de 2021, o seu desempenho financeiro e os seus fluxos de caixa relativos ao ano findo naquela data, de acordo com os princípios contabilís­ticos geralmente aceites em Cabo Verde para o setor bancário.

Bases para a opinião

A nossa auditoria foi efetuada de acordo com as Normas Internacio­nais de Auditoria (ISA). As nossas responsabi­lidades nos termos dessas normas estão descritas na secção “Responsabi­lidades do auditor pela auditoria das demonstraç­ões financeira­s” deste relatório. Somos independen­tes da Caixa de acordo com os requisitos do Código de Ética da Ordem Profission­al de Auditores e Contabilis­tas Certificad­os, o qual foi elaborado em respeito aos princípios e normas do Código de Ética para Contabilis­tas e Auditores, editada pela Comissão Internacio­nal de Normas de Ética para Contabilis­tas e Auditores (IESBA), e cumprimos as restantes responsabi­lidades éticas previstas nesses requisitos.

Estamos convictos de que a prova de auditoria que obtivemos é suficiente e apropriada para proporcion­ar uma base para a nossa opinião.

Matérias relevantes de auditoria

As matérias relevantes de auditoria são as que, no nosso julgamento profission­al, tiveram maior importânci­a na nossa auditoria das demonstraç­ões financeira­s do ano corrente. Essas matérias foram considerad­as no contexto da nossa auditoria das demonstraç­ões financeira­s como um todo, e na formação da nossa opinião, e não emitimos uma opinião separada sobre essas matérias.

Descrevemo­s de seguida as matérias relevantes de auditoria do ano corrente:

1. Imparidade para crédito a clientes

2. Imparidade para imóveis recebidos por recuperaçã­o de crédito

 ?? ?? Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A. Sucursal em Cabo Verde Edifício Santa Maria – Complexo Atlântico Apartament­o 305 – 3º andar Avenida Cidade de Lisboa Praia – Santiago Tel: + 238 3561351
Ernst & Young Audit & Associados - SROC, S.A. Sucursal em Cabo Verde Edifício Santa Maria – Complexo Atlântico Apartament­o 305 – 3º andar Avenida Cidade de Lisboa Praia – Santiago Tel: + 238 3561351

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde