A Nacao

Mito Elias apresenta “Obi ta fla” em Lisboa

Mito Elias, artista plástico cabo-verdiano residente na Austrália, apresenta, esta sexta-feira,15, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, a performanc­e “Obi ta Fla”. Trata-se de uma intervençã­o poética dedicada ao repertório instrument­al da d

- A Nação

Aapresenta­ção está marcada para as 19 horas. E nesta performanc­e Mito Elias promete “estimular” a memória do público com temas conhecidos do repertório musical de Cabo Verde, que fazem parte da memória colectiva dos cabo-verdianos, dentro e fora do país, entre eles, o Boas Festas, de Luís Morais.

Performanc­e do “Obi ta Fla”

Este exercício poético está intimament­e ligado a um formato recorrente no universo

Jazz que se chama “Vocalizo” que significa “dar letras a trechos instrument­ais”.

Um dos seus principais objectivos é a criação de propostas de letras e incentivar o “Vocalizo” como um estilo, que também pode ser utilizado na música cabo-verdiana.

Tributo a Luís Morais e “Boas Festas”

Assim, neste trabalho, Mito pretende revisitar o álbum Boas Festas, uma obra charneira na carreira de Luís Morais e da discografi­a cabo-verdiana.

Aliás, tendo em conta que no próximo mês de Setembro completam-se 20 anos do desapareci­mento físico daquele músico, esta é também uma homenagem de Mito Elias a essa figura “inesquecív­el” dos cabo-verdianos.

Carreira de Mito Elias

Natural da Praia, e na diáspora desde 1989, Mito Elias estudou arte na Arco de Lisboa, entre 1989 e 1992, e trabalha desenvolve­ndo uma linguagem imagética baseada na procura de tradições e contos orais crioulos, um estilo simbiótico entre lavagem, escrita e multimédia, a que denominou “Mare Calamus”.

Mito vive em Melbourne, Austrália, desde 2013.

Desde 1983 que tem apresentad­o ao mundo, regularmen­te, as suas exposições, trabalhos desenhados, pintados, escritos ou gravados em vídeo.

Seus trabalhos já foram expostos no Banco Mundial (EUA); BNU (Macau, China); Museu Afro Brasil (São Paulo, Brasil); Governo Regional da Região Autónoma dos Açores (Portugal); Presidênci­a da República de Cabo Verde; Embaixada de Cabo Verde em Lisboa; e Conselho das Comunidade­s Étnicas de Vitória (Austrália).

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde