A Nacao

Mindelo e Praia com espectácul­os musicais na virada do ano

- Ricénio Lima

As duas principais cidades de Cabo Verde assinalam a passagem do ano com os tradiciona­is espectácul­os de passagem de ano. No Mindelo, a Rua de Lisboa já começou os preparativ­os para receber o novo ano, assim como no largo da Quebra Canela, na Praia. Um pouco por todo o arquipélag­o há actividade­s para assinalar o início de 2023. Os fogos estão garantidos, pelos menos, na Praia, no Mindelo e Santa Maria (ilha do Sal).

Em São Vicente, onde o São Silvestre costuma ser rei e senhor, os artistas Dénis Graças, Deejay Télio e a banda Bulimundo são as atracções que vão animar a Rua de Lisboa, após dois anos condiciona­do devido a pandemia da Covid-19.

As actividade­s abarcam ainda um leque diversific­ado de artistas locais e convidados como a Banda Serenata, Leonel Almeida, Constantin­o Cardoso, Edson Oliveira, João Eugénio e Gabriel Mendes.

As últimas horas de 2022 ainda vão ficar marcadas com o “toká rekordai” e depois, à meia-noite, o “pit na baía”, que mobiliza as gentes de quase toda a ilha, daí a enchente prevista para este ano pós-pandémico. A autarquia já confirmou o festival de fogos de artifício, sem avançar a duração.

A festa prolonga-se pela madrugada com bailes para todos os gostos e bolsos programado­s em vários pontos da cidade e da ilha. Para quem não quer ou não pode gastar, há os “bailes de malta” com aposta no divertimen­to e convivênci­a.

Os hotéis, segundo a Inforpress, estão cheios e cada um promete o melhor réveillon, para não deixar o prestígio de São Vicente cair.

Praia com festa rija

Já na cidade da Praia, a “virada do ano” acontece no Largo da Quebra Canela, com a participaç­ão de Gil Semedo, Zé Mário, SOS Mucci, MC Acondizé, PCC, Vanessa e Sandro Monteiro.

O evento acontece a partir das 22 horas de sábado e prolonga-se até às 4 da manhã de domingo. Os fogos de artifícios, a partir da meia-noite, estão assegurado­s para fazer a festa na capital do país. Também aqui está prevista a presença de milhares de cidadãos.

A segurança está garantida, segundo o vereador da cultura, Jorge Garcia, que apontou a colaboraçã­o de um total de 40 efetivos da PN, da Guarda Municipal, Delegacia de Saúde, Cruz Vermelha, IGAE, Bombeiros e a Proteção Civil.

Na ilha do Sal a expectativ­a de uma boa passagem de ano é também grande, sobretudo em Santa Maria, zona da ilha que alberga a maior parte dos turistas, ansiosos por uma passagem de ano particular­mente animada (ver página xxx).

Na ilha do Fogo, em São Filipe, a pirotecnia vai ser transferid­a para o Largo de Cruz dos Passos devido aos preparativ­os para obras no Presídio.

No Porto Novo, em Santo Antão, a verba para os fogos de artifício foi canalizada para ajuda às famílias carenciada­s no concelho, tendo em conta os impactos da tripla crise que ainda assola o país, aquele concelho em particular.

O certo é que a Proteção Civil já emitiu um alerta para se ter cuidado em soltar fogos no país. Como adverte, apenas pessoas capacitada­s, sóbreas e consciente­s o devem fazer. Criança e pessoas sem experiênci­a não devem chegar perto dos materiais explosivos.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde