A Nacao

Aumento dos preços dos alimentos e inseguranç­a alimentar marcam 2022

- Ricénio Lima

O ano de 2022 fica marcado pela subida generaliza­da e contínua dos preços dos alimentos, combustíve­is e serviços, motivados pela guerra na Ucrânia, ao mesmo tempo que o país sofria as consequênc­ias de quatro anos sem chuva, acentuando a inseguranç­a alimentar no país. A saúde, justiça, educação e liberdade de imprensa também estiveram em evidência. Confira!

Oano de 2022 começa com os efeitos da seca de quatro anos que afectou o país e as comunidade­s agrícolas. Com o aumento de preços em evidência, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, em Fevereiro, intensific­ou a crise em Cabo Verde, além dos efeitos da pandemia e da seca. Um litro de óleo alimentar chegou a custar 350 escudos.

Os preços dos produtos alimentare­s subiram em escala com a inflação, deixando famílias em sérias dificuldad­es, bem como os preços dos combustíve­is que levaram as empresas de transporte­s a aumentar as tarifas. O pacote de leite líquido importado, entre 2020 e 2022, quase que duplicou.

Dadas as consequênc­ias, o Governo aprovou, em Março, medidas de mitigação e congelamen­to dos preços dos combustíve­is e produtos agroalimen­tares de primeira necessidad­e para fazer face aos aumentos internacio­nais provocados, essencialm­ente, pela guerra na Ucrânia.

Inseguranç­a alimentar

Em Junho, o Serviço Nacional de Segurança Alimentar e Nutriciona­l apontava que cerca de 46 mil famílias estavam em situação de inseguranç­a alimentar, alertando para uma situação crítica.

Cabo Verde decreta, neste mesmo mês, situação de emergência social e económica devido a perda de poder de compra dos cabo-verdianos e da inseguranç­a alimentar.

Também em Junho caíram as primeiras chuvas no país depois de quatro anos de seca. Agricultor­es e pecuarista­s renovaram as esperanças em boa colheita, apesar de temerem às pragas. A chuva trouxe alguns estragos, principalm­ente em São Vicente, que ficou “debaixo de água”. Em Dezembro, meses após as chuvas, foi decretado situação de contingênc­ia em São Vicente, para a surpresa de muitos.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde