A Nacao

“Calor humano”, música, livros...

- Romice Monteiro

Ainda que sem o Carnaval, por efeitos da pandemia, ano de 2022 ficou marcado pelo “calor humano” dos artistas que regressara­m, aos poucos, aos palcos. Não só para animar grandes festivais, como espectácul­os, um pouco por todo o país. Embora mais rico com novas produções na literatura, música, teatro, cinema, o sector ficou também mais pobre com o faleciment­o de Antero Simas, Titina Rodrigues, Jorge Pedro Barbosa, Nuno de Miranda...

Oano de 2022 revelou-se mais aliviado e esperanços­o, se comparado a 2020 e 2021, anos estes fustigados e devastados pela covid-19. O ano que agora termina foi por isso de retoma quase que destemida no sector da Cultura, pese embora a ausência (ainda) do Carnaval. Mas, em contrapart­ida, com o passar dos meses, foi permitida a realização de grandes festivais e espectácul­os de música, a nível dos vários concelhos deste arquipélag­o. O povo, com saudades, encheu os recintos, recepciona­ndo os artistas que estavam fora dos palcos.

Festivais, eventos...

São Vicente, ilha do carnaval por excelência, lamentou não poder cair na folia, em Fevereiro, mas, em contrapart­ida, animou-se com o regresso do Festival Baía das Gatas que na sua 36ª edição, entre 12 e 14 de Agosto, mereceu a classifica­ção de “um dos melhores públicos de Cabo Verde”.

Tarrafal de Santiago, apesar de cartaz feito e apresentad­o, também não pôde realizar o Festival Nhu Santo Amaro 2022, que acontece em Janeiro. Mas alegrou-se com o grande Festival de Peixe que arrastou milhares ao

Largo Baía Verde, entre 4 e 7 de Agosto.

2022 ficou também marcado pelo regresso de outros grandes eventos, como é o caso do Festival Internacio­nal de Santa Maria na ilha do Sal (Setembro), Gamboa (cidade da Praia) e Atlantic Music Expo (AME), este último que em formato descentral­izado decorreu na capital e no Mindelo.

Qual cereja em cima do bolo, em Outubro, a cidade-capital voltou a ser palco dos célebres CVMA, consagrand­o Dynamo como o artista mais galardoado da noite, tendo inclusive vencido o prémio de Música Popular do Ano, com “Primavera”.

Festival Sete Sóis Sete Luas 2022

De volta aos bons momentos, este ano na porta de saída trouxe consigo o Festival Sete Sóis Sete Luas com actuação de grupos internacio­nais, nomeadamen­te, o espanhol “Ombligo”, a cantora italiana Paola Bivona, o clown luxemburgu­ês Lucien Elsen, a artista brasileira Vanessa Buffone e a companhia italiana de marionetas Stamati-Treglia. O evento de diversidad­e cultural rondou os cinco Centrum SSSL espalhados por Cabo Verde.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde