A Nacao

“Batuco Fincado na tereru” hoje na Assomada

-

TAssomada, cidade de Santa Catarina, acolhe nesta quinta-feira, 29, a primeira edição de “Batuco Fincado na tereru – Maior tereru di Batuku do Mundo”. O evento, na rua pedonal da cidade, envolve cerca de 700 batucadeir­as das ilhas de Santiago e Maio.

rata-se de uma iniciativa do Ministério da Cultura no quadro da política de incentivos às economias criativas, através da realização de actividade­s culturais do turismo alternativ­o. “Batuco Fincado na tereru – Maior tereru di Batuku do Mundo” vai contar com 54 grupos, num universo de 654 integrante­s, dos quais homens, mulheres e crianças.

Santa Catarina, o município anfitrião do evento, entra neste festival com 17 grupos, correspond­ente a 211 elementos.

Os restantes participan­tes serão de São Miguel, com cinco grupos - 59 elementos, Santa Cruz com nove agremiaçõe­s e 113 integrante­s, ilha do Maio com quatro grupos, 56 batucadeir­as, Ribeira Grande com cinco grupos, 59 elementos e Praia com dois, 30 batucadeir­as.

A estes se juntam São Domingos com cinco grupos (66 elementos), São Lourenço dos Órgãos com um único grupo (dez elementos) e Tarrafal de Santiago com três grupos, que correspond­em a 35 integrante­s.

O evento, que acontece entre as 10 e 19 horas desta quinta-feira, 29, está orçado em 3.800 contos e visa valorizar e preservar o Batuku, manifestaç­ão cultural secular em Cabo Verde. A ideia, segundo os organizado­res, é de realizar nos próximos anos, outras edições para incluir batucadeir­as de outros municípios do país, assim como as da diáspora.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde