A Nacao

Lourenço Gomes de Pina apresenta “Festas Tradisiona­l na Roda di Burkan” na Praia

-

“Festas Tradisiona­l na Roda di Burkan”, livro de Lourenço Gomes de Pina, é lançado na segunda-feira, 20, na Praia, na Biblioteca Nacional. A obra escrita em crioulo, variante da ilha do Fogo, foi vencedora da primeira edição do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso, lançado no âmbito das comemoraçõ­es do centenário da cidade de São Filipe.

“Festas Tradisiona­l na Roda di Burkan” é, segundo o seu autor, uma viagem ao passado para conhecer a ilha do Fogo, as suas tradições e cultura, além de ser “uma homenagem ao Pedro Cardoso, poeta, jornalista e investigad­or cultural, um dos primeiros intelectua­is cabo-verdianos a debruçar-se sobre a questão de identidade nacional e valorizaçã­o do crioulo”.

Trata-se de um “grande contributo” de Lourenço Gomes de Pina para a cultura e literatura cabo-verdiana, dando sobretudo aos mais jovens a oportunida­de de conhecer a história de Djarfogo, da sua gente, sua tradição, seu uso e costume.

O livro de 116 páginas já foi lançado em São Filipe, Fogo, em Janeiro passado. Chega agora à cidade da Praia, com lançamento na segunda-feira,20, na Biblioteca Nacional, no âmbito do Dia da Língua Materna, assinalada anualmente a 21 de Fevereiro. A apresentaç­ão estará a cargo de Marciano Moreira.

Sobre o autor…

Lourenço Gomes de Pina, mais conhecido por “Goly”, nasceu em Queimada Guincho, Ilha do Fogo, em 1957. A nível académico, fez os estudos primários e secundário­s, entre Fogo e Santiago.

Adquiriu experiênci­as profission­ais nos serviços agropecuár­io e construção civil. Como técnico, trabalhou nas ilhas do Fogo, Maio, Santo Antão e Santiago nos sectores agrícola, florestal e engenharia rural.

Lourenço de Pina estreou na literatura com o livro “Presente do Destino” (romance, 2018). Conta ainda com “Poemas SOU” (2021), “Tradison na Roda di Burkan” (2022) e Memórias Reveladas” (2022).

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde