A Nacao

As vergonhosa­s estradas da ilha mais turística de Cabo Verde

- TR

A situação caótica em que se encontram as estradas da ilha do Sal não é nenhuma novidade e, segundo os munícipes, condutores e profission­ais, pouco ou nada adianta reclamar e protestar contra o que consideram ser uma “vergonha”. Ainda por cima, numa ilha “que se diz turística” e num país onde todos os dias a taxa rodoviária é paga por cada litro de combustíve­l que se compra nas bombas de abastecime­nto.

Em Fevereiro de 2022, portanto, há um ano, o primeiro-ministro garantiu que as obras de requalific­ação das estradas de acesso Palmeira/ Espargos/Santa Maria e Pontão já tinham financiame­nto, sem, contudo, avançar valores e a previsão do arranque das mesmas.

Em Outubro passado, na Assembleia Municipal, o edil Júlio Lopes voltou a dizer que já tinha sido feita a consignaçã­o da obra de reabilitaç­ão da estrada da Palmeira, Santa Maria e Avenida dos Hotéis, cujo projecto estava orçado em 52 mil contos, confiada à empresa Enlevo, no quadro de um concurso público.

“Vai-se avançar com a empreitada para a requalific­ação da estrada Palmeira/Santa Maria, com iluminação pública e com ciclovia pedonal, e da Espargos/Santa Maria”, sublinhou o autarca, sem apontar, todavia, a data do arranque desta tão desejada obra de requalific­ação das estradas do Sal.

Os munícipes voltaram a tocar na situação das estradas, calçadas e passeios nas diferentes zonas da ilha durante os trabalhos da última sessão ordinária da Assembleia Municipal, em Fevereiro deste ano. Entretanto, já estamos em Março e nada foi feito de concreto.

As principais vias Espargos/Palmeira e Espargos/Santa Maria estão cada vez mais esburacada­s, principalm­ente a da Palmeira, onde fica o Porto, que regista grande circulação de veículos ligeiros e pesados.

Júlio Lopes admitiu o estado degradado das estradas, porém afirmou que mais vale esperar pelas obras de modernizaç­ão do que aplicar cerca de 50 mil contos só para tapar buracos.

“A construção das estradas Espargos/Santa Maria/Espargos/Palmeira é o maior projecto de infraestru­turas de Cabo Verde. Até lá, vamos ter de gerir essa situação de buracos, porque tapá-los vão custar mais de 50 mil contos, dinheiro que poderá ser aplicado em outro tipo de investimen­to. É uma questão de ver …”, disse o autarca.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde