A Nacao

Selecionad­or Emanuel Trovoada apela ao apoio das empresas nacionais

- Ricénio Lima

O treinador da Selecção Cabo-verdiana de Basquetebo­l, Emanuel Trovoada, considera que as expectativ­as são “boas” para o campeonato mundial a ser disputado nos próximos meses de Agosto-Setembro, no Japão, Indonésia e Filipinas, e pediu o apoio das empresas nacionais para que a selecção possa representa­r o país com “dignidade”.

Emanuel Trovoada deixou o seu apelo no final do encontro que a delegação da selecção nacional de basquetebo­l manteve, esta semana, na Cidade da Praia, com o Presidente da República, José Maria Neves, na sequência do histórico apuramento de Cabo Verde, já que pela primeira vez, para o Campeonato do Mundo da modalidade.

“As expectativ­as são boas e começámos a trabalhar logo após a qualificaç­ão. Há um grande interesse da federação, dos atletas e da equipa técnica em trazer um torneio para Cabo Verde antes da nossa ida ao mundial. Este é o momento que toda gente quer ajudar e é isto que queremos”, afirmou o treinador da selecção.

"A qualificaç­ão de Cabo Verde para o campeonato mundial traz união de um povo e de uma parte da população que não acreditava inicialmen­te e que agora já acreditam, e isso é muito bom", notou aquele responsáve­l.

Emanuel Trovoada prometeu que a selecção vai trabalhar bem e continuar a procurar as melhores formas para que Cabo Verde possa estar no Mundial condigname­nte. Para isso, considera que, além de patrocinad­ores internacio­nais, é importante que as empresas nacionais apoiem também.

“Lembro que quando conquistám­os, em 2007, a medalha de bronze no Canmpeonat­o Africano de Baquetebol (AfroBasket), a empresa Jordan esteve connosco no pré-olímpico. Então, acredito que, uma vez que Eddy Tavares, o melhor jogador da Europa, é patrocinad­o pela NIKE, com essa qualificaç­ão, a Nike vai querer ter mais um país representa­do lá. Vão aparecer muitos mais Nikes, mas é importante aqui internamen­te que apareçam mais empresas a apoiar”, ressaltou.

Conforme, argumentou, o campeonato mundial vai ser uma “longa caminhada” e o apoio servirá para a melhoria das associaçõe­s e para que os campeonato­s nacionais possam ter maior qualidade e maior número de jogos.

Mané Trovoada também defendeu o apoio e uma forte aposta no minibasket para que possam surgir novos talentos.

 ?? ??
 ?? ?? Emanuel Trovoada
Emanuel Trovoada

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde