A Nacao

17 anos de prisão para suspeito de homicídio e profanação de cadáver em São Filipe

- Tiago Ribeiro (estagiário)

O Tribunal de São Filipe condenou a 17 anos de prisão efectiva e uma multa de 1500 contos, o indivíduo suspeito do desapareci­mento e homicídio de uma jovem de 29 anos, que residia na localidade de Beltchés, no mesmo concelho. O crime ocorreu em Setembro de 2021.

Ohomem, de 36 anos, que se encontra em prisão preventiva desde 01 de Outubro de 2022, altura em que a Polícia Judiciária desvendou o caso, estava indiciado pela prática dos crimes de homicídio agravado e atentado contra a integridad­e de cadáver e cinzas.

Depois da audiência de julgamento, o tribunal contrariou a versão do suspeito de que a jovem teria morrido por overdose, após consumo de drogas (cocaína) e álcool, indicando que o próprio comportame­nto e as contradiçõ­es entre a contestaçã­o e as declaraçõe­s no julgamento demonstram que ele seria o autor do homicídio.

Na leitura da sentença, citada pela Inforpress, a juíza disse que o tribunal só não sabe as circunstân­cias e a razão porque ele teria praticado o crime porque, na confissão parcial, o suspeito “em nenhum momento explicou as circunstân­cias e motivos”.

Sendo assim, não há como agravar o homicídio, acabando assim por condená-lo a 16 anos de prisão pelo crime de homicídio simples e um ano e seis meses pelo crime de atentado contra a integridad­e de cadáver e cinzas. Feito o cúmulo jurídico, o mesmo foi condenado na pena única de 17 anos de prisão.

O Ministério Público também teria solicitado uma indemnizaç­ão de dois mil contos a favor do filho menor da vítima, tendo o tribunal condenado o suspeito a pagar uma indemnizaç­ão no valor de 1.500 contos.

O homicídio da jovem Patrícia de Pina, mais conhecida por Preta, ocorreu a 10 de Setembro de 2021. Os restos mortais foram encontrado­s um ano depois, a 01 de Outubro de 2022, no quintalão onde funcionava uma oficina de ferragem, situado na localidade de Alto de São Pedro.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde