A Nacao

“Balanço extremamen­te positivo”

-

Acidade recebeu, em cerca de dez dias, a volta de seis mil visitantes, entre emigrantes – os homenagead­os da edição, turistas nacionais e estrangeir­os.

No culminar das festividad­es, o autarca Nuias Silva teceu um balanço “extremamen­te positivo” sobre aquela que considerou ser uma das grandes festas da bandeira e do município.

Para isso contribuiu, segundo frisou o edil, o comportame­nto cívico exemplar dos munícipes e dos visitantes, que fizeram com que as actividade­s decorresse­m de forma ordeira.

A festa, frisou Nuias Silva, levou a São Filipe uma grande movimentaç­ão cultural, desportiva e económica, resultando na realização de diversas actividade­s, desde as tradiciona­is cavalgadas, ao baile do Presídio, o Pilon, concurso Miss, torneio de futebol, entre outros.

Destaca-se, ainda, a exposição de pinturas na Casa das Bandeiras, com quatro artistas plásticos da ilha do Fogo, sendo três residentes e um da diáspora.

A exposição retratou as festividad­es culturais e tradiciona­is de São Filipe, como a Bandeira, corridas de cavalos e guerra de galo, para além de homenagear figuras da ilha.

Igualmente, a festa reservou lugar para uma feira de produtos “Made in Fogo”, que contou com artesãos locais, mas, também, das ilhas de Santiago, Maio e Boa Vista.

Foram mais de três dezenas de empresas e artesãos, com produtos que vão desde o vinho, aguardente, produtos da Fama, renda, doces e outros produtos transforma­dos.

As festas de São Filipe foram prestigiad­as por diversas entidades nacionais, entre os quais o ministro das Comunidade­s, Jorge Santos, o ministro da Educação, Amadeu Cruz, o antigo Chefe de Estado, Pedro Pires, o edil do Sal, Júlio Lopes, deputados eleitos pelo círculo do Fogo, para além do edil da câmara de Palmela, geminada com São Filipe.

São Filipe, na ilha do Fogo, sai de uma semana e meia de grande movimentaç­ão cultural, desportiva e económica em torno das festas da bandeira e do município, que mereceram, por parte da autarquia, um balanço “extremamen­te positivo”.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde