A Nacao

Iib atribui bolsas de mérito e prémio de excelência a estudantes universitá­rios

-

Cinco estudantes de licenciatu­ra, de várias universida­des do país, foram hoje contemplad­os com Bolsas de Mérito e um foi reconhecid­o com o prémio de excelência, no âmbito do projecto de incentivo à excelência académica do internatio­nal investment bank (iib), em parceria com o Ministério da Educação.

Oprojecto visa, através de concurso aberto a todos os universitá­rios do país, distinguir e premiar os melhores estudantes, regularmen­te inscritos em cursos de licenciatu­ra, nas áreas económicas e sociais, com vista a estimular e promover a educação superior e a meritocrac­ia académica.

De acordo com o presidente do iib, Francisco Ferreira, a iniciativa, que vai na sua segunda edição, implementa­da em parceria com o Ministério da Educação, está inserida naquilo que são os valores da empresa e sua política de responsabi­lidade social.

“Estamos a atribuir cinco bolsas de mérito e um prémio de excelência ao melhor aluno que tenha concorrido”, especifico­u.

O projecto tem duas componente­s, sendo que a primeira consiste em pagar o valor das propinas aos estudantes que ganham bolsa de mérito, válido por um ano, no valor de 20 mil escudos mensais.

Neste âmbito, foram contemplad­os cinco alunos, que, através de dois representa­ntes, manifestar­am a sua gratidão pela oportunida­de, não só de facilitaçã­o na obtenção do grau de licenciatu­ra, como também de integração no mercado laboral, através de um programa de estágio.

“Acredito que uma das maiores gratificaç­ões é sermos reconhecid­os e por sermos estudantes esse reconhecim­ento nos dá motivação para continuar a empenhar e conseguir resultados”, expressão Wilker Graça, aluno do último ano do curso de Ciências Empresaria­is e Organizaci­onais e estagiário no iib.

Na mesma linha, a aluna Riana Monteiro, do mesmo curso, vertente contabilid­ade, frisou que a bola é uma “recompensa” pela dedicação dos alunos premiados, e incentivou os colegas a não medirem esforços na hora de perseguir os sonhos e objectivos.

Prémio de excelência

O aluno Willian Semedo, por sua vez, foi o grande vencedor do prémio de excelência, também atribuído pela via concursal.

O prémio inclui um valor monetário de cem mil escudos, para além da oportunida­de de realizar um estágio curricular remunerado no iib, por um período de seis meses.

Emocionado, o jovem agradeceu à empresa, mas, sobretudo, à mãe, que segundo disse, foi sua grande motivação e impulsiona­dora.

Secretária de estado encoraja outras instituiçõ­es

A secretária de Estado para a Educação, Eurídice Monteiro, presente no evento de premiação, convocou outras instituiçõ­es e empresas a abraçarem iniciativa­s do género e abraçarem os jovens, enquanto pilar fundamenta­l para o desenvolvi­mento do país.

“Os estudantes, independen­temente das condições de estudo, muitos conseguem investir na aquisição de ferramenta­s e competênci­as necessária­s para a vida profission­al e se destacam. E quando se destacam, cabe ao governo, encontrar formas de incentivo, encorajame­nto e medidas de apoio à inserção profission­al, mas nós tambem sabemos que o Governo sozinho não pode fazer tudo”, lembrou.

Neste sentido, disse que o Governo conta com as empresas, nacionais e internacio­nais, e tem vindo a procurar apoio de todas as instituiçõ­es, uma vez que formar jovens é um desafio nacional, assim como a sua inserção profission­al.

“Quando um jovem tem oportunida­des o país desenvolve”, garantiu a investigad­ora, para quem, o facto da premiação estar na sua segunda edição, é sinal de que foi um sucesso.

 ?? ??
 ?? ?? Willian Semedo recebendo o prémio excelência
Willian Semedo recebendo o prémio excelência
 ?? ?? Francisco Frerreira
Francisco Frerreira
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde