A Nacao

Os primeiros filmes cabo-verdianos

-

O Guarda Vingador e Segredo dum Coração Culpado (drama passional, tendo como protagonis­ta principal António Puntchinha e como heroína, Anita Tedd), são as primeiras ficções produzidas em Cabo Verde, nos anos 50 do século XX, a que se junta A Vingança do Cavaleiro Mascarado. A autoria dos dois westerns é de Henrique Pereira, português, que antes passara pelo Brasil. Teve como produtor, Luís Morazzo, no som Zito Azevedo, e a participaç­ão dos actores, Aguinaldo Wahnon, Eduardo Ribeiro, Daniel Leite e Mariazinha Cohen.

Rodados na Ribeira de Vinha, em São Vicente, têm ainda como protagonis­tas Dante Mariano (irmão do escritor Gabriel Mariano) e o cantor Djosinha, que interpreta a morna ‘Luiza’, de B. Leza. Uma das actrizes que participar­am nos filmes foi a professora e escritora Hermínia Curado Ribeiro, na época ainda criança.

Mas aquele que é considerad­o o filme mais antigo, com as primeiras imagens que se conhecem, das ilhas, foi realizado em 1937, por Mário ‘Marty’ Rose, filho de cabo-verdianos e nascido na América. No documentár­io de 44 minutos, vemos desfilar a baía do Porto Grande, em São Vicente e a antiga Rua do Telégrafo, e ainda a demonstraç­ão de uma aula de ginástica por alunos do Liceu Infante D. Henrique. Mário seguiu depois viagem para São Nicolau, onde captou uma procissão ao Monte Sentinha. Aqui pode ver-se como os devotos sobem a encosta, sob um sol abrasador, guiados pelo padre.

As imagens que se seguem são cenas do quotidiano da Brava, começando pela baía de furna, depois os preparativ­os para uma cerimónia de casamento, com noivos montados a cavalo e um grupo de músicos a tocar pelas ruas de Nova Sintra. Estas imagens e o conhecimen­to que Mário Rose tinha das ilhas (onde deveria ser colocado), valeram-lhe o recrutamen­to pela OSS (futura CIA), logo que os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra.

Mário foi enviado para Nova Iorque, onde aprendeu técnicas de espionagem e mensagens secretas em correspond­ência. A sua vida por si só daria um filme, como artilheiro de um avião B-17, atingido e capturado em solo alemão e a sua posterior libertação pelos Aliados. Um soldado cabo-verdiano que fintou a segregação racial e combateu integrado num contingent­e militar só para brancos.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde