A Nacao

Chumbo do pedido do PAICV

-

Apesar de o TC ter julgado, em Julho de 2020, como improceden­te o pedido de fiscalizaç­ão abstrata e sucessiva de constituci­onalidade do SOFA interposto pelo PAICV, este partido considerou ter obtido uma “vitória”, tendo em conta que essa corte lhe terá dado razão ao declarar inconstitu­cionalidad­e de um artigo do acordo de defesa e segurança com os EUA.

“É que o PAICV sempre esteve convicto que havia normas que colocavam em causa a Constituiç­ão da República de Cabo Verde”, salientava o partido, numa nota publicada na sua página oficial.

Por seu turno, então o ministro dos Negócios Estrangeir­os, Luís Filipe Tavares, afirmava que a inconstitu­cionalidad­e apontada ao artigo é “meramente virtual” e garantiu que o Governo iria o segmento da norma em causa.

“O acordo fica como está. Estamos totalmente à-vontade e o acordo continuará em vigor. Os órgãos de soberania de Cabo Verde estiveram muito bem”, garantia o ministro.

No ponto 4 do acórdão, o TC declarou “sem redução do texto, a inconstitu­cionalidad­e do segundo segmento do número 2 do artigo III do Acordo sobre o Estatuto das Forças dos Estados Unidos da América”, por entender que “permite o exercício de poderes tipicament­e jurisdicio­nais sobre o seu pessoal em território cabo-verdiano por crimes praticados durante a estadia dessas forças no arquipélag­o por violação do princípio da soberania nacional”.

O SOFA estabelece um quadro de parceria e cooperação aplicável ao pessoal e aos contratant­es dos EUA que estejam temporaria­mente em Cabo Verde, no âmbito de visitas de navios, formação, exercício, atividades humanas e outras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde