A Nacao

Classe pede revisão do regulament­o

-

A par desta polémica, há alguns jornalista­s e a própria AJOC que reconhecem que é chegada a hora de rever o regulament­o do PNJ, para que o concurso possa acompanhar a realidade do mercado actual e ser justo com os profission­ais de outras áreas e géneros.

Em repto lançado no Facebook, que mereceu a concordânc­ia de vários colegas, o jornalista Ricardino Pedro, da agência Lusa, sublinha que, passados dez anos do lançamento do concurso, é tempo de rever o seu regulament­o, alargando a sua abrangênci­a, inclusivam­ente, a outras temáticas e categorias.

Entre essas novas categorias está o “online”, já que muitos dos jornais estão apenas em plataforma­s na internet, mas, também, o fotojornal­ismo.

No que toca a categoria Televisão, o jornalista desafia os decisores a incluirem o cameraman, se tratando de uma reportagem de vídeo. Neste quesito, há quem sugira a inclusão também do editor de imagem, peças fundamenta­is no “trabalho de equipa” que é a reportagem televisiva.

Outra reivindica­ção é a premiação, com valores monetários, de trabalhos classifica­dos em segundo e terceiro lugar. Mas também um prémio carreira para os veteranos que, com o seu contributo, deram o melhor de si para o desenvolvi­mento do jornalismo cabo-verdiano. Um prémio, defende um proponente, que não tem que ser necessaria­mente monetário.

O presidente da AJOC garante que a entidade, enquanto organizado­ra, entende que deve haver, sim, esta revisão, pelo que já manifestou esta preocupaçã­o junto ao membro do Governo responsáve­l pela pasta da comunicaçã­o social.

“Falo na questão de se acolher os trabalhos online e da própria atribuição de prémios monetários aos segundos e terceiros classifica­dos. Basta ver o que o júri disse este ano, sendo possível, escolheria­m dois ou três trabalhos para serem premiados dada a qualidade de certos trabalhos”, salienta Geremias Furtado.

Sendo o Governo que decide e financia o prémio, a AJOC mostra-se aberta a sentar e discutir uma possível revisão, no sentido de tornar o prémio mais inclusi

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde