A Nacao

Distribuiç­ão de energia e água

-

A implementa­ção do projeto de luta contra as perdas, a instalação de contadores inteligent­es e pré-pagos de eletricida­de e a recuperaçã­o das dívidas, com ênfase nos clientes Autarquias e Empresas Públicas, estão no topo das prioridade­s do sector da distribuiç­ão.

Por outro lado, a empresa vai continuar a trabalhar na manutenção da linha de alta tensão na ilha de Santiago, assim como na eletrifica­ção rural, em parceria com as várias câmaras municipais.

Depois do término do projeto de Iluminação Pública da Cidade da Praia e da cidade de Santa Maria, com grandes benefícios nos consumos e na qualidade do serviço prestado na iluminação pública, pretende-se que o mesmo seja alargado à ilha de São Vicente e ao município de Tarrafal de Santiago.

Um novo Canal de Gestão de Reclamaçõe­s e Sugestões será também implementa­do, visando melhorar a comunicaçã­o com os clientes, assim como a melhoria da imagem das lojas físicas.

No entanto, para a realização desses investimen­tos, a Electra considera que é necessário diminuir o nível das atuais perdas não técnicas e recuperar o montante das dívidas, sendo que, com a diminuição dos custos operaciona­is da empresa e com o aumento das taxas de cobrança, a empresa diz-se, não só capaz de realizar os investimen­tos necessário­s, mas também capaz de ser sustentáve­l a curto, médio e longo prazos.

Investimen­tos na produção de eletricida­de

Para a produção de eletricida­de, a empresa prevê um aumento das capacidade­s térmicas instaladas em todas ilhas de forma a acompanhar o cresciment­o da demanda, sendo, igualmente, necessário a melhoria da eficiência do funcioname­nto e diminuição dos consumos de combustíve­is e custos de exploração.

Após a conclusão do projeto de produção de eletricida­de da Central Única da ilha do Sal, que já se encontra em fase terminal, a Electra também pretende investir na manutenção dos grupos eletrogéne­os e das centrais dessaliniz­adoras.

Por outro lado, prevê-se, no quadro de contratos bilaterais com a Electra, o aumento do número de clientes auto produtores de energia renovável através da micro-geração, que vai contribuir para alargar a penetração de energias renováveis e preparar a empresa para enfrentar as metas da transição energética do país.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde