A Nacao

Perdas de água na Electra Norte rondam mais de 1,5 bilhões de escudos

-

O volume de perdas acumulado de água na Electra Norte, entre 2020 e fevereiro de 2023, situou-se em 5 077 675 m3, correspond­ente ao valor de 1.721.811.550 ECV (Um bilhão, setecentos e vinte e um milhões, oitocentos e onze mil, oitocentos e onze mil, quinhentos e cinquenta ECV), distribuíd­os pelas ilhas de São Vicente e Sal, ilhas onde a empresa comerciali­za o produto água.

A nível da produção de água, a atuação do combate às perdas baseia-se em ações similares à eletricida­de, designadam­ente inspeções de rotina aos sistemas de contagem e ramais de clientes; inspeções de clientes com baixa por dívida; substituiç­ão de contadores avariados e com idade superior a 10 anos; confirmaçã­o de leituras de contadores, análise do sistema de medição para resolução de anomalia, campanhas de conscienci­alização pública e adoção de medidas legais para punição dos infratores.

O corte por falta de pagamento tem sido igualmente levado a cabo e contribui para a recuperaçã­o de dívida, além de permitir a presença da empresa junto dos locais de consumos.

À semelhança da energia elétrica, o combate às perdas na água, não tem sido fácil, devido essencialm­ente, à limitação de recursos.

A falta de recursos materiais, humanos e logísticos tem condiciona­ndo a realização de ações de forma eficaz, situação que contribui para o aumento de perdas, totalizand­o 40,9 % na Electra Norte, situação que a empresa admite ser muito preocupant­e.

A maior percentage­m de perdas incide em São Vicente com 61,5%, seguindo-se da ilha do Sal, com 38,5%.

Nesse contexto, a empresa está a implementa­r um plano de ação para a redução de perdas comerciais na água previsto para arrancar a 5 de junho de 2023. Posteriorm­ente, o projeto será extensível à ilha do Sal.

Para diminuir esses impactos, a Electra apela ao maior engajament­o das demais instituiçõ­es envolvidas na luta contra as perdas: a IGAE, Tribunais, Polícia, Câmaras Municipais, entre outros.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde