A Nacao

Presidente do Fundo do Ambiente a leste da realidade?

-

Na terça-feira, em conferênci­a de imprensa, o presidente do Fundo do Ambiente considerou “falsas” as informaçõe­s avançadas pelo A NAÇÃO, no seu número anterior, afirmando que se trata de um “ataque político” ao Governo, através de um título para vender o jornal. , Mário Moreira chegou mesmo a ameaçar avançar com uma queixa junto das entidades judiciais.

Mas antes de dar esse passo, A NAÇÃO aconselha esse gestor, ora travestido de comissário político, a solicitar o relatório da IGF engavetado há um ano e meio na IGF, ou Ministério das Finanças, indo directamen­te ao ponto 3.1 das conclusões (pág 46), onde poderá ler e sublinhar o seguinte:

“Em face aos resultados e factos verificado­s, conclui-se que a gestão do Fundo de Ambiente é deficiente e apresenta riscos elevados que poderão compromete­r os objetivos do programa”.

Portanto, caso não tenha problemas de interpreta­ção, que a eventual queixa a apresentar pelo presidente do Fundo do Ambiente junto das entidades judiciais inclua essa e outras partes do relatório no qual A NAÇÃO se baseou para escrever a sua peça e que ele, Mário Moreira, veio dizer serem falsas.

Em sua defesa, Moreira disse também ter as suas contas em dia com o Tribunal de Contas, dizendo desconhece­r a existência do relatório da IGF.

Pois bem, se desconhece devia agradecer ao A NAÇÃO por lhe ter dado a conhecer o que é que a auditoria da IGF pensa da gestão que se anda a fazer dos recursos do Fundo do Ambiente e não se escudar no Tribunal de Contas. Cada instituiçã­o sabe como funciona, e deste prisma estamos conversado­s.

E, com a ajuda de La Palisse, lembramos a Mário Moreira que sendo públicos, de todos os cabo-verdianos, os recursos do Fundo do Ambiente devem ser devidament­e escrutinad­os pela sociedade civil, tarefa apenas possível através do livre exercício da liberdade de imprensa... Foi o que este jornal fez uma vez na posse do relatório engavetado há um ano e meio no Ministério das Finanças.

Ao contrário de Mário Moreira, cuja preocupaçã­o principal parece ser a defesa do cargo que ocupa, dando o peito e a cara pelo Governo que fez dele o presidente do Fundo do Ambiente, o país e os cabo-verdianos haverão certamente de agradecer ao A NAÇÃO por mais este serviço público de informação.

 ?? ?? Mário Morreira
Mário Morreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde