A Nacao

Cabo-Verdianos em força nas listas para as eleições comunais

- Silvino Monteiro

Mais de três dezenas de candidatos de origem cabo-verdiana participam nas listas para as Eleições Comunais de domingo, 11 de Junho, no Luxemburgo. Trata-se de um número recorde de candidatos de origem cabo-verdiana nas listas para eleições municipais nesse país da União Europeia.

No total são 33 os candidatos de origem cabo-verdiana que fazem parte das listas dos oito partidos que concorrem para a liderança das diferentes comunas que fazem parte do Grão-Ducado do Luxemburgo. Um número nunca antes registado numa disputa eleitoral do género.

Esses cabo-verdianos, ou descendent­es, estão presentes, em lugares de destaque, em quase todas as listas das referidas forças políticas: o Partido Cristão Social (CSV), o Partido Socialista dos Trabalhado­res do Luxemburgo (LSAP), o Partido Democrátic­o (DP), Os Verdes (Déi Gréng), A Esquerda (Déi Lénk), Partido Pirata, o Partido Reformista da Alternativ­a Democrátic­a (ADR) e o Déi Konservati­f.

As comunas com maior número candidato de origem cabo-verdiano são Esch-sur-Alzette et Pétange, com quatro candidatos cada, d’Ettelbruck, Schifflang­e com três e Bascharage com dois.

No que tange à presença de cabo-verdianos nas listas partidário­s, o CSV conta com sete, o Déi Lénk seis, o DP cinco, o LSAP também com cinco (5), o Dëi Gréng três (3), o Partido Pirate três (3), l’ADR com um (1), le déi Konservati­f também um (1) e dois independen­tes.

Lembre-se que o presidente da República, José Maria Neves, esteve há menos de um mês em visita de Estado ao Luxemburgo, durante a qual pôde constatar a integração dos cabo-verdianos nesse grão-ducado da União Europeia. Depois da portuguesa, os cabo-verdianos são a maior comunidade estrangeir­a no país. O Luxemburgo tornou-se nos últimos trinta anos um dos principais parceiros de desenvolvi­mento de Cabo Verde.

 ?? ??
 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde