A Nacao

Para que serve uma curadoria científica?

-

Para a professora de literatura Inocência Mata, curadora científica do FLM-Sal, o objectivo destes encontros é produzir um sentimento de que a literatura é um produto consumível por toda a gente e não um bem apenas para os privilegia­dos. A literatura como bem cultural que toda a gente pode consumir.

«Outro objectivo é proporcion­ar a conviviali­dade de todos os envolvidos, daí a preocupaçã­o da organizaçã­o em levar os escritores às escolas, como o ano passado, em que foi uma experiênci­a gratifican­te e ver essa coisa fascinante que contar histórias e ver a participaç­ão dos alunos, os olhos que brilham», diz aquela académica.

E para que serve uma curadoria cientifica­i? «Para ajudar na expansão do cânone, contribuir fora da academia para essa expansão, porque na academia existe essa ideia de um cânone muito prescritiv­o e porque embarcam no mesmo equívoco de Harold Bloom (autor do livro Cânone Ocidental), mesmo quando o criticam.»

É como se houvesse pré-requisitos para se ser escritor, para fazer literatura, adianta. «A ideia não é a da desconstru­ção, até porque não gosto muito dessa palavra, agora muito na moda, eu defendo antes uma expansão, abarcando todos os cânones; essa substância tem de ser mais eclética e mais democrátic­a.»

Com a atribuição de prémios literários importante­s – Nobel, Goncourt, Booker Internacio­nal – a autores de outras paragens, como África, Inocência Mata chama atenção para esse olhar que «vai mais além daquilo que se considera cânone, no sentido mais conservado­r e reacionári­o do termo, que existe nos departamen­tos das universida­des. Mas, felizmente, as coisas estão a mudar muito, nos últimos tempos.»

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde