A Nacao

Milhares de fiéis participam na peregrinaç­ão de Santo António das Pombas

-

No município do Paul, em Santo Antão, milhares de fiéis participar­am na tarde de ontem, 12 Junho, na peregrinaç­ão de Santo António das Pombas. Os devotos percorrera­m dez quilómetro­s entre Cabo da Ribeira e a cidade das Pombas.

A peregrinaç­ão iniciou-se por volta das 14h00 e terminou cinco horas depois, no largo da igreja de Santo António, na cidade das Pombas.

Na trajetória, os peregrinos, além de carregarem a imagem de Santo António das Pombas ao ombro, também traziam com eles várias oferendas, como forma de agradecime­nto ao santo ou para “pagamento” de alguma promessa. O percurso foi acompanhad­o ao som do tambor.

Manter a tradição

Ary Rodrigues, devoto e figura assídua todos os anos na peregrinaç­ão, disse à Inforpress que participar nessa cerimónia é uma sensação “única”

e não sabe explicar, por isso aconselhou que todas as pessoas deveriam fazê-la.

Já Nelson, que é tamboreiro, disse que participar na peregrinaç­ão tocando tambor é uma tradição antiga da sua família e que, por isso, todos os anos participa.

Por sua vez, o padre José Júlio Fortes disse que a peregrinaç­ão correu muito bem e durante o trajecto houve momentos de espiritual­idade e cultural.

“Estamos bastante satisfeito­s, embora haja coisas que por mais que tentamos fazer não conseguimo­s, mas sentimos que Santo António tem a sua moldura humana e cabe a nós só acolher e a agradecer a Deus, como a devoção e peregrinaç­ão a Santo António”, pontuou.

O ponto alto da festa ocorre hoje, 13, com a celebração da missa solene, concurso de tamboreiro­s e coladeiras, final de corridas de cavalos e baile de verbena no polivalent­e Bunzim.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde