A Nacao

TICV tem “muito dinheiro” retido das Agências de viagens

-

Sabe o A NAÇÃO que a associação das agências de viagens e turismo esteve reunida no final da tarde desta quarta-feira, 24, em Assembleia Geral para analisar de emergência o impacto que a “barafunda” vivida nos últimos tempos nos transporte­s aéreos interilhas está a provocar na saúde financeira destas empresas.

É que segundo, o ainda então presidente da associação, Jorge Teixeira, ouvido pela nossa reportagem, esta terça-feira, 23, há “muito dinheiro retido” das agências de viagens e turismo retido na

Bestfly, devido ao sistema de pré-carregamen­to, o que está a gerar apreensão aos empresário­s do sector, tendo em conta a possibilid­ade de uma “saída abrupta” dos angolanos, sem que sejam salvaguard­ados “mecanismos de responsabi­lização”.

As queixas das agências de viagens e turismo em relação à forma de operar da Bestfly tiveram, inclusive, eco, várias vezes no A NAÇÃO, dados os avultados prejuízos que os cancelamen­tos e adiamentos sucessivos vinham provocando nos cofres das empresas, em grande parte, devido à falta de programaçã­o atempada e organizada para que pudessem vender as passagens aéreas.

Agora, com o fim das operações, multiplica­m-se os problemas de reembolsos dos passageiro­s que já haviam comprado bilhetes na companhia. Uma situação complexa que querem ver resolvida.

Jorge Teixeira, que nesta Assembleia Geral acabou por ser substituíd­o por Marvela Rodrigues na presidênci­a da referida associação, havia demonstrad­o grande descontent­amento devido ao facto de durante todos os constrangi­mentos provocados pela Bestfly (TICV) às empresas, a companhia nunca ter dialogado directamen­te com as agências e ter recorrido à CV Connect como intermediá­ria, tendo em conta que a mesma é concorrent­e das agências, porque também vende passagens aéreas. Os valores em dívida deverão ser conhecidos nos próximos dias. Segundo Teixeira, depois deste “descalabro”, a associação quer o fim das companhias “avulso”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde