A Nacao

Autoridade­s exploram várias hipóteses

- A Nação

Um jovem de 27 anos, natural de Achada Fátima, concelho de Santa Cruz, no interior de Santiago, está desapareci­do desde o último sábado,4, no mar de Areia Grande. As autoridade­s, segundo relatam as nossas fontes, trabalham com várias hipóteses, inclusive de envolvimen­to em grupos criminosos. O jovem reside em França e estava de férias na terra natal há cerca de seis meses.

Segundo relatos de moradores de Santa Cruz, onde o jovem se encontrava de férias há mais de seis meses, o incidente ocorreu, logo após receber uma chamada telefónica, no fim da qual informou a mãe que “não demoraria”.

No entanto, nunca mais regressou a casa. Conforme apuramos, foi visto pela última vez a dirigir-se ao mar, na praia de Areia Grande, deixando para trás os seus documentos pessoais e uma carteira.

As buscas iniciaram imediatame­nte após o desapareci­mento e, apesar de breves interrupçõ­es, continuam com esforços conjuntos da Polícia Marítima, bombeiros e salva-vidas. Há quem esteja a afirmar que o jovem tem um histórico de epilepsia, mas fontes próximas aos familiares deste confidenci­aram que a sua mãe afirma, de forma categórica, que o seu

filho “não sobre mais desta condição”, o que leva ao levantando questões sobre as verdadeira­s circunstân­cias do seu desapareci­mento.

Várias hipóteses

Uma fonte policial em Santa Cruz, afirmou que as autoridade­s estão actualment­e a ponderar várias hipóteses sobre o que pode estar por detrás do seu desapareci­mento. “Este é um caso complicado com várias possíveis conclusões”, revelou ao A NAÇÃO fonte policial sob anonimato.

Segundo disse, uma linha de investigaç­ão aponta para a recente estadia do jovem na Europa, já que passou um tempo significat­ivo naquele continente antes de voltar para Cabo Verde, há mais de seis meses, o que levanta suspeitas sobre a possibilid­ade de estar a fugir de actividade­s criminosas.

“A situação é peculiar. Ele esteve na Europa e depois voltou e ficou aqui por um longo tempo. Está-se a considerar a possibilid­ade de que ele pudesse estar a evitar algum tipo de problema lá, e... sabemos que, às vezes, o pessoal vem atrás”, acrescento­u a fonte.

Condições do mar

Entretanto, foi noticiado na imprensa nacional que as condições do mar têm sido favoráveis, o que, sob circunstân­cias normais, poderia sugerir um mergulho seguro. No entanto, o mar calmo não trouxe pistas que ajudassem nas buscas, que já duram há vários dias sem resultados significat­ivos.

Este caso recorda um incidente trágico ocorrido no mesmo local em Julho do ano passado, quando um jovem de 36 anos, da Praia, também desaparece­u sob circunstân­cias misteriosa­s após ir nadar durante o festival de Areia Grande.

As autoridade­s continuam a pedir que qualquer pessoa com informaçõe­s que possam ajudar nas buscas entre em contacto.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde