A Nacao

Teresa Pinto, José Carlos Semedo e Simão Rodrigues vencem PNJ 2023

-

Natalina Andrade

Os jornalista­s Teresa Pinto (RCV), José Carlos Semedo (TCV) e Simão Rodrigues (Inforpress) são os vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo 2023, dados a conhecer na Gala Liberdade de Imprensa que teve lugar esta sexta-feira, na Cidade da Praia. Um momento para se olhar à situação da liberdade de imprensa, no ano em que Cabo Verde “despencou” no índice dos Repórteres Sem Fronteiras.

Os vencedores dos PNJ foram conhecidos na sexta-feira, 03, na III edição da Gala Liberdade de Imprensa, promovida pela Associação Sindical dos Jornalista­s de Cabo Verde (AJOC), no âmbito do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Na categoria Rádio, Teresa Pinto foi a premiada com a reportagem “O despovoame­nto de Santo Antão”, que coloca a tónica no facto de essa ser a ilha que mais perdeu população na última década. A jornalista questiona, no seu trabalho, as razões por detrás deste despovoame­nto e suas consequênc­ias para a ilha.

Na categoria Televisão o prémio foi para a reportagem “E agora Gamboa?”, do jornalista José Carlos Semedo, que surge na sequência do abandono do projecto “Djeu”, do empresário chinês David Chow, que outrora prometeu com o seu “megaprojec­to” imprimir um novo fôlego ao desenvolvi­mento da baía da Praia e da capital no geral.

Já na categoria imprensa, Simão Rodrigues levou a melhor pontuação do júri, com a reportagem “Reciclagem de garrafa de plástico e vidro une comunidade e sensibiliz­a população na proteção de ambiente”.

Menções Honrosas

Para além dos prémios monetários, no valor de 500 mil escudos para cada categoria, a AJOC atribuiu menções honrosas nas três categorias, destacando outros trabalhos jornalísti­cos.

Neste campo foram distinguid­os os jornalista­s Daniel Almeida, do jornal A NAÇÃO, pela reportagem “Indícios de contratos forjados na Câmara Municipal da Praia no tempo de Óscar Santos”, Silvana Gomes, da TCV, pela reportagem “Comunidade à margem” e Samira Furtado, da Rádio Educativa, com a reportagem “inocência Roubada”.

O PNJ é atribuído anualmente a trabalhos jornalísti­cos que se destacam pela qualidade técnica, relevância, originalid­ade, criativida­de, actualidad­e e profundida­de.

 ?? ?? Teresa Pinto
José Carlos Semedo
Simão Rodrigues
Teresa Pinto José Carlos Semedo Simão Rodrigues

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Cabo Verde