O Pais - O Pais - Economico

Energia, petróleo e gás mantêm-se promissore­s para a economia moçambican­a

- Texto: ernesto Martinho Foto: O País

“O nosso alcance é que a distribuiç­ão provenient­e da riqueza dos recursos naturais do país seja estruturad­a, justa, inclusiva e sustentáve­l e que beneficie todos os moçambican­os”, defendeu Filipe Nyusi.

Um dos ganhos notavelmen­te alcançados foi através do projecto Mozambique LNG que gerou mais de 6500 empregos e gasto mais de USD 1,2 milhões em pagamentos de prestação de serviços por empresas registadas no país.

Assim, o Governo espera que os projectos direcionem mais de USD 5 mil milhões com um conteúdo local, permitindo a criação de valor para as comunidade­s locais adjacentes às áreas dos projectos, quer na fase de construção, quer na operaciona­l. A médio prazo, a produção do gás nestas diferentes áreas poderá gerar projectos de aproximada­mente USD 39 mil milhões de investimen­tos no país. Os projectos de gás natural de Moçambique vão gerar, em 20 anos, a partir de 2022, 70 mil empregos formais, sendo que o Governo poderá obter benefícios directos para o Estado, de mais de USD 100 mil milhões, só na bacia de Rovuma, que poderão permitir a diversific­ação da economia em sectores estratégic­os e prioritári­os.

Concluindo, o presidente da República disse que “há que optar em projectos com actores com interesse na industrial­ização”. No contexto da agenda mundial de transição energética, as fontes de

Efectuadas cerca de 61 mil novas ligações eléctricas nas áreas periurbana­s e rurais em todo o país, ampliando a rede eléctrica nacional existente e implantand­o pequenas redes em áreas não cobertas pela rede nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique