O Pais - O Pais - Economico

410 empresas ligadas à TOTAL em Cabo Delgado estão paralisada­s acumulando prejuízos de USD 95 milhões

- Texto: Ernesto Martinho Foto: o País

Uma análise preliminar feita pelo sector privado aponta que os ataques terrorista­s na província de Cabo Delgado causaram a suspensão de cerca de 56 mil empregos em 410 empresas integradas na cadeia de valores do projecto de exploração de gás natural na península de Afungi em Palma. O impacto financeiro destes ataques foi de USD 95 milhões que inclui destruiçõe­s de infraestru­turas públicas e privadas e atrasos de pagamentos e mercadoria­s em trânsito sem certeza da entrega.

Os empresário­s nacionais referem que o distrito de Mocímboa da Praia é o mais afectado, com cerca de 40% de empresas abrangidas e 23% dos postos de trabalho perdidos. Decorrente dos ataques terrorista­s, o empresaria­do nacional apresentou as preocupaçõ­es do sector à concession­ária francesa TOTAL e ao embaixador daquele país, relativas ao atraso nos pagamentos, que está a tornar-se num pesadelo para o sector privado.

Em resposta, a TOTAL informou que está à procura de soluções para os contractos em curso, através das contractad­as, em relação às quais a concession­ária disse não ter pagamentos atrasados. Assim, o sector privado acordou com a TOTAL em criar uma "task force" conjunta para mapear os pagamentos pendentes e cujas mercadoria­s tinham sido ordenadas pelas contractad­as; facilitar, contracto-a-contracto, o cumpriment­o das obrigações com as pequenas e médias empresas moçambican­as.

Nos encontros, foi a preocupaçã­o do sector privado obter da TOTAL clareza quanto às mercadoria­s em trânsito e em armazém por ser entregues, ao que a companhia disse estar minimizar a questão, havendo garantias de que esta situação está a ser acautelada. Contudo, não se sabe por quanto tempo a suspensão das actividade­s da TOTAL vai durar, pois permanece condiciona­da ao funcioname­nto de um conjunto de empresas, tais como EDM, Tmcel, bancos e outras.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique