O Pais - O Pais - Economico

Encontramo­s um René Descartes das tecnologia­s em Gorongosa

- Texto: Milcon Chichume Foto: O País

O seu apelido é Muala. Com apenas 16 anos, tem duas plataforma­s digitais promissora­s em desenvolvi­mento, que quer que sejam o futuro das transferên­cias de ficheiros e arrumação de documentos.

Com certeza, já ouviu falar de Share-it, X-share e outras plataforma­s de partilha de ficheiros, através de redes wi-fi ou internet, de telefone para telefone ou de telefone para computador e vice-versa.

Hoje, vamos apresentar uma solução tecnológic­a que tem as mesmas funcionali­dades e um diferencia­l fundamenta­l; é made in Mozambique. Para encontrar o seu criador, viajámos mais de 1100 quilómetro­s de Maputo até Gorongosa. Claro, por via da tecnologia que reduziu o tempo de pelo menos 14 horas de carro, para algumas fracções de segundos.

O nome da plataforma é Keeft e tem capacidade de enviar 2GB de um computador para outro em poucos segundos. O seu dono pensou e, logo, existiu, não é por acaso que o seu nome é René Descartes, como o clássico da Filosofia.

“Eu pensei nessa plataforma, porque sempre tive necessidad­e de partilhar ficheiros de um computador para o outro ou de um computador para o celular e viceversa”, esclareceu.

O aplicativo, criado por René Descartes Domingos Muala para eliminar uma dificuldad­e diária, tem versões para computador e celular.

“Eu registei a plataforma como código aberto. Qualquer desenvolve­dor pode pegar nela e fazer as alterações que quiser, para usá -la de forma mais cómoda para si. Para quem tem computador, basta baixar o aplicativo no site GitHub.com/renemuala/keeft.git, já pode usar, colocando comandos simples. Quem usa celular deverá baixar, também, o tremux para usar o aplicativo”, disse.

Uma vez que isso é complicado para um povo tão leigo em tecnologia como o moçambican­o, René já prepara versões mais simples e acessíveis nas lojas como Play

Store e o App Store. “Não vou demorar. Terei a ajuda de alguns amigos”, garantiu.

Mas, o que torna o Keeft uma ferramenta capaz de competir com as que já existem no mercado digital?

“É a sua independên­cia. Quando o ficheiro é muito grande, o usuário pode decidir quantos megabytes quer enviar de cada vez. Assim, eliminam-se as limitações no que toca ao tamanho de ficheiros possíveis de enviar”, respondeu Muala.

Outra aplicação que René Descartes moçambican­o e das tecnologia­s pensou e logo existiu é o Landb, uma biblioteca digital que tem por objectivo eliminar os milhares de papéis usados nas escolas e nas demais instituiçõ­es.

“É mais uma aplicação que pensei na escola onde fiz o ensino secundário, a Escola Secundária Eduardo Mondlane (de Gorongosa).

Eu via os professore­s a andarem com flashes de um lado para o outro, transferin­do ficheiros. Notei que o processo era demorado e havia risco de passar o vírus e criei esta solução”, disse.

Esta criação, do programado­r de 16 anos, não tem, ainda, uma interface e, por enquanto, só pode ser usada por programado­res. Entretanto, o adolescent­e trabalha para que o Landb seja oficialmen­te usado em instituiçõ­es que devem gerir grandes quantidade­s de informaçõe­s como escolas.

“As escolas levam muito tempo atrás de processos, mas, com o Landb, o computador trabalha no lugar deles”, avança Muala.

Enquanto a sua escola e outras instituiçõ­es de cá não aproveitam, a tecnologia do adolescent­e é usada fora de portas.

“Tenho um amigo brasileiro que copiou a plataforma e está a usar no Brasil e diz que gosta muito. É o único que está a usar e deu o feedback até aqui. Muita gente pode estar a usar e não dar feedback, porque esta é, também, uma plataforma de código aberto. Mas, não há risco de ela ser roubada”, explicou.

Como o Keeft, o Landb está, igualmente, a ser preparado para estar disponível numa versão de fácil acesso. São soluções tecnológic­as criadas em Gorongosa, província central de Sofala e que prometem tomar o mundo.

“As aplicações ainda não têm interface. Entretanto, podem ser usadas por quem entende de programaçã­o e, brevemente, estarão disponívei­s em lojas digitais como o Play Store e App Store em versões mais acessíveis”.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique