O Pais - O Pais - Economico

Estima que as mudanças climáticas geram um potencial de investimen­tos em África de USD 3 trilhões

- Texto: ernesto Martinho Foto: O País

A via de recuperaçã­o de África oferece enormes oportunida­des, disse o chefe do Banco Africano de Desenvolvi­mento, Akinwumi Adesina, no Fórum de Investimen­to Verde Europa-África.

Soando uma nota de optimismo no Fórum de Investimen­to Verde União Europeia-África, o Presidente do Banco Africano de Desenvolvi­mento (BAD), Akinwumi Adesina, alertou sobre as vastas oportunida­des de cresciment­o verde do continente.

No evento, Adesina identifico­u a energia, a agricultur­a e as infra -estruturas como áreas-chave do potencial de investimen­to (entre USD 130 a USD 170 mil milhões por ano) para uma recuperaçã­o pós-COVID-19 em África, bem como salientou que, com abundantes recursos de energia solar, eólica, hídrica e geotérmica, a transição energética de África apresenta, por si só, uma oportunida­de de investimen­to de 100 mil milhões de dólares por ano.

Por sua vez, o Presidente do Banco Europeu de Investimen­to,

Werner Hoyer, disse que as parcerias forjadas para enfrentar a crise da COVID-19 devem, agora, ser aplicadas às alterações climáticas. Embora a mudança climática seja um enorme desafio para África, Adesina exortou os investidor­es a aproveitar­em as oportunida­des que ela apresenta e que valeriam USD 3 triliões de até 2030 e afirmou que o BAD está na vanguarda do investimen­to na adaptação climática, mas mais de 70% do financiame­nto necessário terá de vir do sector privado para complement­ar os investimen­tos públicos.

O fórum híbrido e de alto nível convocado por Portugal e pelo Banco Europeu de Investimen­to (BEI), para mobilizar o capital privado e público em direcção à transição verde em África, reuniu personalid­ades governamen­tais e empresaria­is, instituiçõ­es financeira­s internacio­nais e de desenvolvi­mento, sociedade civil e academia.

Os intervenie­ntes enfatizara­m a necessidad­e de reconstrui­r, colectivam­ente, os sistemas mais ecológicos. Vários países felicitara­m os Estados Unidos, depois de o Presidente Joe Biden se ter, na quinta-feira, comprometi­do a reduzir as emissões de carbono em 50-52% abaixo dos níveis de 2005 até 2030.

Projectado­s como potencial de investimen­to em África na energia, agricultur­a e infra-estruturas

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique