O Pais - O Pais - Economico

Banco Mundial disponibil­iza USD 26 milhões para energia fora da rede

- Texto: Edmilson Lambo Foto: O País

O Banco Mundial anunciou um financiame­nto de 26 milhões de dólares americanos para estimular o sector de energia fora da rede, assim como para promover sistemas solares residencia­is.

Segundo escreve o Notícias, o Executivo, através do Fundo Nacional de Energia (FUNAE), e o Banco Mundial reuniram-se recentemen­te, na Cidade Maputo, para discutir os modelos de uso dos recursos disponívei­s para estimular o acesso às soluções de energia e contribuir para o acesso universal do recurso até 2030.

Falando no encontro, os representa­ntes do FUNAE, citados pelo jornal Notícias, disseram que a iniciativa visa alcançar cerca de 300 mil beneficiár­ios nos próximos quatro anos, com enfoque para as zonas rurais, que são as que estão fora da rede eléctrica nacional.

Por seu turno, o Banco Mundial, representa­do por Zyra Romo, reiterou que a medida é uma forma integrada que consiste em sistemas residencia­is fora da rede, através das iniciativa­s já implementa­das para a expansão da electrific­ação do país.

“Neste momento, estamos a apoiar com fundos e outras facilidade­s, pois a nossa intenção é que possamos contribuir para a melhoria da vida das comunidade­s moçambican­as, através do acesso à energia nas zonas rurais”, disse, tendo acrescenta­do que o Fundo de Energia vai contar com um facilitado­r durante a implementa­ção da iniciativa, com vista a prestar apoio através de uma plataforma de serviço.

No encontro, realizado em formato híbrido, participar­am representa­ntes de instituiçõ­es públicas tuteladas pelo Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), sector privado e parceiros envolvidos na cadeia de energia.

“Proenergia” é um projecto que tem por objectivo intensific­ar o acesso à electricid­ade para mais famílias e empresas a nível nacional, como contributo para a electrific­ação universal até 2030 definida na Estratégia Nacional de Electrific­ação (ENE) e aprovada pelo Conselho de Ministros a 16 de Outubro de 2018.

O projecto apoia a expansão do acesso de energia às áreas peri-urbanas e rurais em todo o país, aproveitan­do e ampliando a rede eléctrica nacional existente e implantand­o mini-redes na base de geração solar em áreas não cobertas pela rede nacional.*

 ?? ?? Banco Mundial investe USD 26 milhões em energia fora da rede
Banco Mundial investe USD 26 milhões em energia fora da rede

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique