O Pais

HCM reporta adiamento de cirurgias por falta de sangue

- Texto: Amândio Borges Foto: O País Mouzinho Saíde, director-geral do Hospital Central de Maputo

A maior unidade sanitária de Moçambique, o Hospital Central de Maputo (HCM), enfrenta escassez de sangue, situação que de há tempos a esta parte dita o adiamento de cirurgias

Mouzinho Saíde na deu detalhes sobre o real impacto da situação, mas disse que o problema se deve aos efeitos da pandemia da COVID-19.

Nesta época do novo Coronavíru­s, explicou Mouzinho Saíde, “a doação de sangue reduziu substancia­lmente e isso faz com que haja diminuição do stock de sangue”.

Segundo o dirigente, na última semana, o HCM colheu “trezenO tas unidades de sangue” mas isso QmR p VX¿FLHQWH 0HVPR DVVLP DV cirurgias de urgências são atendidas em meio a esta redução de doações do líquido vital, garantiu a fonte.

Mouzinho Saíde renovou o apelo para que os dadores se façam aos locais habituais para a reposição do sangue, de modo a salvar vidas.

O director-geral do HCM disse, no outro desenvolvi­mento, que mais de 200 funcionári­os daquela unidade submetidos ao teste do novo Coronavíru­s, alguns acusaram positivo. Mouzinho Saíde não revelou o número dos colegas mas adiantou entre eles há médicos, enfermeiro­s e pessoal administra­tivo.

De diferentes pontos do país chegam relatos dando conta da H[LVWrQFLD GH SUR¿VVLRQDLV GH saúde na linha da frente contra a COVID-19 que testaram positivo ao novo Coronavíru­s. O HCM é exemplo disso. A maior unidade sanitária nacional tem um centro para acolher doentes vítimas da COVID-19.

Nada de drama. O director do hospital diz que a situação está controláve­l. Mouzinho Saíde falava ao “O País”.

“Temos feito rastreio nos trabalhado­res, para além de (dar-lhes) equipament­o de protecção individual que o Ministério da Saúde” disponibil­iza.

“Já testamos mais de 200 trabalhado­res e continuame­nte estamos a testar. Devemos reconhecer que a infecção pela COVID-19 não só é intra-hospitalar, também pode ser na comunidade”, disse o interlocut­or

5H¿UD VH TXH R +&0 UHFHEHX esta terça-feira, 16 mil garrafas de água mineral doada pela Sociedade Águas de Moçambique.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique