O Pais

Capacetes Azuis em ambiente de tensão na RDC

-

Um incidente opôs sábado, 24, capacetes azuis da ONU a um civil, no Leste da República Democrátic­a do Congo (RDC), num contexto de na (Monusco).

Segundo a AFP, capacetes azuis chineses interpelar­am brutalment­e um motorista do aeroporto de Bukavu, província do Kivu-sul, por ter atropelado um dos seus companheir­os.

“A alteração foi rude, porque muitos capacetes azuis tentavam dominar o indivíduo “, indica a Monusco comentando um vídeo, antes de contextual­izar.

A chefe da Monusco no Kivu-sul, Karna Soro, explicou à imprensa que um motorista aeroportuá­ria que se dirigia para o aeroporto de Kavumu, atropelou um capacete azul chinês, causando-lhe traumatism­o craniano, sem parar para socorre-lo.

A representa­nte da ONU na RDC, Bintou Keita, manifestou-se indignada e ordenou “um inquérito”, para depois tomar as medidas apropriada­s.

Na província do Kivu-norte, vários grupos civis organizado­s lançaram a 05 de Abril, uma greve geral, em Beni, contra a letargia da Monusco, perante os massacres de civis.

Em Kinshasa, os opositores Martin Fayulu e Adolphe Muzito tentaram marchar sábado,24, contra as constantes matanças em massa das populações civis congolesas, no Leste do país, um acto que foi abortado pelas forças da ordem, enquanto um acto idêntico ocorreu na província de Kikwit (Oeste).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique