O Pais

Artur quer trazer Comboio do sucesso no ninho do Canário

- Texto: Elísio Uamusse Foto: Costa do Sol

Artur Comboio já é treinador do Costa do Sol desde a passada sexta-feira, e vai ocupar o lugar deixado vago por Horácio Gonçalves. O novo timoneiro dos “canarinhos” vai trabalhar com Mambo, Armando, Jossias e Antoninho Guambe, tendo como objectivo, tem como objectivo a renovação do título conquistad­o ano passado

Foi preciso esperar apenas uma semana para a direcção do Costa do Sol encontrar o substituto de Horácio Gonçalves, que deixou a equipa para abraçar a selecção nacional de futebol. Ao todo foram mais de 60 currículos recebidos, com destaque para treinadore­s de Portugal, Brasil, México e, claro, nacionais.

Artur Comboio é o nome que vincou e que se segue no comando técnico dos “canarinhos”, com presente temporada e com mais uma de opção, em função do seu desempenho.

O técnico diz sentir-se orgulhoso pelo regresso à casa que muito bem conhece e diz estar ciente da pressão que terá, principalm­ente dos adeptos. “Sinto-me orgulhoso e é uma oportunida­de ímpar para mim. Espero alavancar ainda mais ao Costa do Sol que foi sempre um papa títulos e por isso espero também contribuir conquistan­do qualquer título nas competiçõe­s que se disputam em Moçambique, seja a Taça ou o Campeonato”, começou por dizer Artur Comboio na sua apresentaç­ão, para depois acrescenta­r que “espero ter mais trabalho pois é um clube com um palmarés invejável”.

Sobre a sua escolha para comandar a equipa, Comboio foi peremptóri­o: “a aposta em mim demonstra o acompanham­ento que os dirigentes do clube tiveram na minha carreira, pois fui emprestado ao Macuácua, depois passei para o Incomáti e fui subindo gradualmen­te, é uma aposta que com o tempo pode ser certa ou não, mas o trabalho será visível para atingir os objectivos traçados”, disse.

Ademais, Artur Comboio diz - quistar títulos pelo Costa do Sol, tal como o fez enquanto jogador, onde conquistou quatro títulos nacionais e sete Taças de Moçambique. “Estou a chegar com orgulho e com a dedicação que sempre tive demonstrar­ei o meu trabalho que vinha fazendo noutras equipas. Talvez jogo a jogo se aperceberã­o como está mudado o Costa do Sol, para melhor ou pior, estou aqui no clube e sinto capaz de contribuir para melhorar, estarei aqui para demonstrar o meu trabalho e com humildade”, disse orgulhoso o técnico.

TRIAGEM DE CURRÍCULOS DEU ARTUR COMBOIO

Foi preciso fazer uma primeira - culos que foram analisado e mais tarde outra triagem de cinco. do treinador em função dos objectivos da colectivid­ade e dos critérios que pretendiam para terem o treinador para a equipa técnica, tendo em conta o projecto inicia“não queríamos um treinador que viesse romper com o projecto já iniciado e que quisesse começar tudo de novo”, segundo disse Jeremias da Costa, vice-presidente da colectivid­ade “canarinha”.

Outra componente que estava por detrás da eleição do treinador “tal como todos sabemos as empresas estão em crise e mesma que seja ou para tomar qualquer decisão tem que se olhar para esta componente”, argumentou Da Costa.

Por essa razão os primeiros cinco currículos não tiveram a sorte e passou-se para os outros cinco que completava­m os dez analisados a fundo e nessa lista estava o currículo de Artur Comboio. Mais importante de tudo, Comboio é da casa.

“O Artur entra nestas duas componente­s como alguém que tem um modelo de jogo que nós, como direcção apreciamos e uma pessoa que aposta muito na formação”, explicou Jeremias da Costa para explicar a componente técnica, na esperança que o técnico possa promover mais jovens da formação “canarinha”, mas também de outros clubes, tendo em conta a sua visão.

Outrossim foi preciso que o técnico aceitasse o salário a que foi - a colectivid­ade.

Objectivo de revalidar o título Em termos de objectivos, o principal deles é a revalidaçã­o do ao leme de Horácio Gonçalves. Os “canarinhos” querem manter a veia ganhadora e conquistar títulos, tal como vem acontecend­o nas três últimas temporadas, em que conquistou duas Taças de Moçambique e um Campeonato nacional. “O segundo objectivo é fazer a ligação entre o futebol - sional”, na vertente de colocar jovens jogadores na rota do pro

E estes dois objectivos estão em sintonia com os objectivos do próprio treinador, que assegura estar satisfeito com a sua chegada ao clube e prometeu ajudar a colectivid­ade a conquistar mais títulos a partir desta temporada.

O técnico vai trabalhar no Costa do Sol com antigos jogadores do clube, nomeadamen­te, Mambo, Armando, Jossias e Antoninho Guambe, este último treinador de guarda-redes.

 ??  ?? Artur Comboio, ao centro ladeado por Mambo (a direita) e Armando (a esquerda), que serão seus adjuntos
Artur Comboio, ao centro ladeado por Mambo (a direita) e Armando (a esquerda), que serão seus adjuntos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique