O Pais

Academia Mário Coluna passa hoje à gestão da SED

- Texto: Elísio Uamusse Foto: FMF

A informação foi avançada pelo respectivo presidente da Federação Moçambican­a de Futebol, Feizal Sidat, que assegurou que nesta troca de imóveis, o órgão que gere o futebol moçambican­o passa a ter mais espaços no Estádio Nacional do Zimpeto, onde pretende construir mais um campo, com relva sintéctica

Foi durante o balanço dos últimos três meses (Janeiro a Março), que o presidente da Federação Moçambican­a de Futebol, Feizal Sidat, em conferênci­a de imprensa, deu a boa nova.

Boa nova sim, porque apesar de já ser de domínio público desde ano passado, só esta quinta-feira é que será efectiva o plano de troca de bens imóveis entre a Federação Moçambican­a de Futebol e a Secretaria de Estado do Desporto.

Assim, a Academia Mário Coluna vai passar a gestão da Secretaria de Estado do Desporto a partir desta quinta-feira, e em contrapart­ida a SED cede a infra-estrutura do Estádio Nacional do Zimpeto à FMF.

No que diz respeito aos planos do órgão de tutela do futebol moçambican­o, é a construção de um campo adjacente ao Estádio Nacional do Zimpeto, mas com relva sintéctica, ção do desporto rei no país.

Quanto a Academia Mário Coluna, Feizal Sidat assegurou que todo material existente vai permanecer em Namaacha, podendo ser retirado algum material para a nova Casa do Futebol, o campo da Afrin, onde vão passar a treinar as selecções nacionais.

Aliás, sobre o campo da Afrin, Sidat esclareceu os contornos dos acordos de concessão daquela infraestru­tura, onde por cinco anos será a casa para os projectos da Federação Moçambican­a de Futebol, para formações diversas, nomeadamen­te dos instructor­es de futebol, árbitros, gestores e selecções nacionais das camadas juvenis.

FORMAÇÕES, PARCERIAS E INFRA -ESTRUTURAS

Nos últimos três meses, segundo disse Feizal Sidat em conferênci­a de imprensa, foram de muitas realizaçõe­s para o organismo que dirige.

Das várias realizaçõe­s da FMF, o destaque vai para formações dos médicos dos clubes, a partir do departamen­to médico do organismo federativo, e dos instructor­es de nível B de futebol. Neste momento está em andamento o plano de formações para instructor­es de juízas e instructor­as de gestores para o futebol feminino.

Quanto as parcerias, a FMF destaca uma nova frente que será aberta com o Brasil, para troca de experiênci­a, com suporte da FIFA, depois de já ter iniciado parceria com Portugal, mas também com a

UEFA e a FIFA; onde estas apoiam em várias formações, cursos e workshops.

Ainda ao nível de parcerias, estão garantidas bolsas de estudos em gestão desportiva para moçambican­os interessad­os, num acordo assinado com a embaixada da Argélia que vai levar moçambican­os a estudarem em universida­des daquele país africano.

Mas também estão garantidas bolsas de estudos para jovens das selecções de formação, para que possam ir a Portugal estudar e jogar em alguns clubes daquele país europeu. Para tal, a direcção está a trabalhar com apoio do embaixador da FMF na Europa.

Em termos de infraestru­turas, a Federação Moçambican­a de Futebol adquiriu e entregou mais duas sedes das associaçõe­s provinciai­s de Gaza e Inhambane para o seu funcioname­nto. Feizal Sidat explicou que, em relação a província de Gaza “a associação provincial estava junto da infra-estrutura que foi adquirida. Nós adquirimos esse imóvel ao lado para passar a servir a Associação Provincial e já entregamos”.

No entanto, há projecções de mais aquisições para as restantes associaçõe­s, sendo que duas delas serão abrangidos nos próximos meses. Estas aquisições de infra-estruturas é feita com fundos da FIFA.

FMF PAGA ÁRBITROS

çambicana de Futebol pagou a dívida com os árbitros que ajuizaram os jogos da Taça de Moçambique em 2018, bem como daqueles que apitaram os jogos dos Campeonato­s Nacionais de 2018 e a Divisão de Honra, em 2019, num valor de quase cinco milhões de meticais.

No mesmo período, o organismo que gere o futebol moçambican­o fez a entrega do relatório do uso dos fundos da FIFA, para fazer face à COVID-19, ora entregue aos clubes que vão disputar o Moçambola-2021.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique