O Pais

FDS e samim abatem 14 terrorista­s e sofrem 9 baixas das quais 3 mortes

No prosseguim­ento das acções de combate ao terrorismo em Cabo Delgado, em resultado da operação ofensiva lançada a 22 de Novembro último, as Forças Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique, as da Missão da SADC em Moçambique (SAMIM), neutraliza­ram duas base

- Texto: Redacção Foto: SAMIM

Edurante esta operação, entre 19 e 20 de Dezembro, catorze (14) terrorista­s foram mortos, enquanto oito mulheres, três crianças e dois homens idosos que se acredita terem sido raptados pelos terrorista­s foram resgatados. As vítimas estão sob os cuidados das autoridade­s nacionais. O número de terrorista­s mortos desde o início da ofensiva até à data ascende aos vinte e três (23). Uma das vítimas mortais dos terrorista­s em Chai é de nacionalid­ade sul-africana, integrado na operação “Vikela” da SAMIM, desencadea­da pelas Forças de Defesa Nacional da África do Sul.

Porém, as forças conjuntas sofreram três baixas durante esta ofensiva; uma morte e dois feridos, enquanto as FDS sofreram seis baixas e duas 2 mortes.

“Endereçamo­s as nossas mais profundas condolênci­as às famílias enlutadas, aos amigos bem como ao país. Os feridos estão em recuperaçã­o e a registar um quadro de recuperaçã­o plena”, lê-se numa nota de imprensa da SAMIM.

Além disso, acrescenta a fonte, as mas que incluem lançadores RPG 7, metralhado­ras PKM, AK47, granadas, entre outras. No entanto, as

Forças da SAMIM continuam a dominar e a perseguir os insurgente­s no teatro de operações.

As Forças da SAMIM em apoio ao Governo de Moçambique continuam a criar as condições necessária­s para um regresso à vida normal na província de Cabo Delgado, à medida que perseguem os terrorista­s.

“A SAMIM gostaria de reiterar ao povo de Moçambique e da

SADC o compromiss­o colectivo de alcançar a paz, estabilida­de e segurança de Cabo Delgado, bem como de todo o país de Moçambique”, frisou a SAMIM através de um comunicado.

 ?? ??
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique