O Pais

Tráfego condiciona circulação de viaturas no troço 3 de Fevereiro – Incoluane

- Texto: Rui Dgedge Foto: O País

Desde a madrugada da última sexta-feira até ao período da tarde, dezenas de viaturas estiveram congestion­adas entre Três de Fevereiro, em Maputo, e Incoluane, zona que liga as províncias de Maputo e Gaza, devido à avaria de dois camões. Segundo relataram as autoridade­s, foram alocadas equipas para controlar a situação no local.

É uma situação que gerou desconfort­o para os automobili­stas que nada sabiam sobre as reais causas do tráfego que se estima que tenha originado um engarrafam­ento de 14km.

Segundo conta Baptista Rodrigues Júnior, que viajava na direcção Gaza-maputo, as limitações de circulação de viaturas impostas devido ao recolher obrigatóri­o terão contribuíd­o para que muitos de Incoluane. var a família a Maputo para passar o natal. Entretanto, quando passamos aqui, no controlo de Incoluane, já havia um movimento, porque já estávamos a quase uma hora para o recolher obrigatóri­o, então muitos transporta­dores foram obrigados a reter as viaturas, porque poderia chegar a hora do recolher obrigatóri­o ainda na estrada”, disse.

Por outro lado, Nércio Américo, transporta­dor interprovi­ncial de Maputo – Quelimane, diz que “saímos da Junta às 5h e estamos aqui há quase três horas; de Palmeira ainda não cheguei ao cruzamento de Xinavane”.

Sobre a situação, a directora da Ordem Pública na Província de Gaza, Joana Milisse, assegurou na altura que já havia uma alternativ­a de solução ao problema e que já existem equipas a trabalhar no local. “Acreditamo­s que, em uma hora, teremos as viaturas a circular normalment­e”. por resolvido no período da tarde, na zona de Marracuene, província de Maputo, por onde era impossível passar no período da noite.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique