O Pais

SED homenageia campeões

- Texto: Redacção Foto: O País

Para o efeito, o conjunto comandado por Abinério Ussaca derrotou o Uganda (6-3) em jogo das cano de futebol de praia, qualitambé­m para o Mundial. Mundial da Rússia, em Agosto, Moçambique caiu na fase de grupos. Mas deixou a sua marcada. Com quatro golos de Figo, a selecção de Moçambique alcançou a sua primeira vitória num Campeonato do Mundo de Futebol de Praia, organizado pela FIFA, ao derrotar os Emirados árabes Unidos, por 4-2, em jogo disputado no Complexo Luzhniki, em Moscovo, tarde deste sábado.

Como resultado das boas exibições, Moçambique subiu dois lugares no ranking da FIFA de Futebol de Praia e escalasse a 20ª posição ao nível mundial, em Setembro, sendo agora o terceiro ao nível de África, depois do Senegal e do Marrocos.

A fechar o ano com chave de ouro, a selecção nacional de futebol de praia sagrou-se campeã da Taça COSAFA, após venOs golos da equipa moçambican­a foram marcados por Hélio Mahota, Rachide e Arroz. Abdulkadir apontou o único tento da Tanzania.

O boxe irá merecer também destaque no “Brinde dos Campeões”, porquanto as pugilistas Rady Gramane e Alcinda Panguana evidenciar­am-se ao conquistar­em, em Março, o Campeonato Africano da zona III, na República Democrátic­a do Congo.

Alcinda Panguana conquistou a medalha de ouro regional na categoria de meio-médio, 69kg, ao levar a melhor no combate diante da congolesa Mbabi Brigitte. Já a compatriot­a Rady Gramane venceu a também congolesa Mwika Marie Joel (5-0) no combate da o país destacou-se com a conquista de uma medalha de de bronze no Campeonato Africano de Judo. Internamen­te, destaque para a Associação Black Bulls que conquistou, no ano de estreia no primeiro escalão do futebol moçambican­o, o Moçambola. Os “Touros” sagraram-se campeões nacionais pela primeira na sua história em Novembro, após derrotarem o Ferroviári­o da Beira (3-1), em jogo inserido na 25ª jornada do Moçambola.

O xadrez também produziu cam naldo Paiva sagrou-se campeão nacional de seniores masculinos ao supercar Vasco Viageiro, vice-campeão. Em nove jornadas, Paiva somou 7,5 pontos contra 7 de Viageiro. Já na categoria de seniores femininos, Vânia Vilheconqu­istar o oitavo título consecutiv­o na sua carreira. Vilhete foi mais forte que a xadrezista Cheila André Sitoe, vice-campeã nacional, com um total de 6 pontos em sete jornadas, contra cinco e meio da oponente. Por sua vez,bruno Nhavene e Ana Vasilis sagraramse campeões nacionais de ténis na categoria de seniores.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique