Revista Biografia

Já chega!

-

Ajudar é tirar a tristeza de alguém e sentir-se bem quando substituím­os a aflição pela alegria na vida do outro. Por estas razões este é um dos actos mais nobres da humanidade.

Está a tornar-se normalíssi­mo o acto ridículo de convidar a Imprensa para cobrir ofertas à gente carenciada, sem que os recursos para tal ajuda tenham vindo, directa ou indirectam­ente, do campo mediático. É como quem diz:

- oh tvʼs, rádios, jornais e revistas venham lá mostrar ao mundo que eu estou a ajudar os pobres…

Por outra, na Pátria Amada a visão de ajuda como meio de troca da aflição por alegria no outro está a perde-se e a ser substituíd­a por uma acção de interesse de visibilida­de e reconhecim­ento público. Ou seja, quem ajuda não pretende sentir-se bem tirando a aflição no outro, mas pretende usar a aflição do outro para ganhar dois ou três minutos de fama na televisão, rádio e algumas páginas de jornais e revistas, alguns até capas de órgãos impressos.

A atribuição de preço monetário ao acto de busca do quarto nível da pirâmide de Abraham Maslow, denúncia quão ignorante é o “prestador de ajuda” moçambican­o. É tão ignorante que não consegue ver a importânci­a do simples acto de tirar tristeza no outro. É tão guloso que não consegue ficar satisfeito pela simples e nobre acção de dar alegria ao outro. É tão pobre de protagonis­mo na praça pública que até procura os economicam­ente pobres e se aproveita da condição social deles para “aparecer” e ter reconhecim­ento público.

Está na hora de a sociedade moçambican­a dar uma lição nesse tipo de gente que está trocar as finalidade­s da ajuda ao próximo. É momento de a sociedade dizer com uma acção prática que os carenciado­s não são instrument­os de produção de imagem e reconhecim­ento público de ninguém, e quem os quer ajudar deve ficar satisfeito com o simples e nobre facto de dar-lhes alegria. Todo aquele que usa os pobres para ganhar protagonis­mo deve merecer a punição mais severa: o nosso desprezo profundo.

Dalton Sitoe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Mozambique