A Nossa Prima

MIGUEL SEABRA

ATOR, ENCENADOR E DIRETOR ARTÍSTICO DO TEATRO MERIDIONAL

-

HUMOR ACUTILANTE

A poesia é central na minha vida. A Adília Lopes tem uma simplicida­de pessoana, uma leveza e, ao mesmo tempo, uma crueza de pôr o dedo na ferida com um sentido de humor acutilante, cru, feminino, particular. É muito desconcert­ante, não tem papas na língua. Estar em Casa ajudame a fazer um reset, sempre que preciso.

REFLETIR

Pedro Páramo é uma novela maior de um autor que tem pouca produção. Juan Rulfo não editou muito, mas este livro é simbólico, representa o início do chamado realismo mágico que começou na literatura sul-americana e se prolongou por outros autores. Fala da morte ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre o que é isto de estarmos vivos, o que é a memória. Um livrinho pequeno para ler com disponibil­idade.

AGOSTINHO DA SILVA

O meu pai gostava muito do Agostinho da Silva e desde cedo tive contacto com este nosso grande filósofo, pensador inteligent­e e humanista que nos faz muita falta. Herta Teresinha Joan é uma reflexão sobre a vida, o outro, o universo feminino, de um homem com uma vida muito bem vivida, que fala com clareza. Pelo seu mundo, e pela pessoa que é, lembra-me muito o meu avô Pinto, que lia muito, falava pouco e que me marcou bastante.

ALINHAR O AZIMUTE

Wilhelm Reich foi um pensador muito filosófico, muito especial. Escuta, Zé Ninguém!, escrito em 1945, fala, de uma maneira muito inteligent­e, arguta, lúcida, do movimento de massas. Volta e meia leio-o, ajuda-me como artista e como ser humano a alinhar o meu azimute. Ter cargos de direção e ter de tomar decisões não é fácil. Ajuda-me a entenderme eticamente.

LIVRO DE CABECEIRA

A filosofia oriental influencia muito a minha maneira de pensar. Em Elogio da Sombra, Junichiro Tanizaki faz a apologia da cultura oriental, utilizando para isso a metáfora da sombra, da interiorid­ade, do indizível, comparando-a com a cultura ocidental. No Oriente valoriza-se mais a sombra, o discreto, ao passo que os ocidentais valorizam o brilho, a aparência, a forma. Enquanto artista de teatro, este é o tipo de fonte que alimenta mais e melhor, de uma forma esclareced­ora, o meu caminho como pessoa.

NAS SUAS ESCOLHAS, CABEM POESIA PARA ADOÇAR A VIDA, NOVELAS PARA ESTIMULAR A IMAGINAÇÃO E PENSAMENTO­S FILOSÓFICO­S PROVOCADOR­ES

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal