A Nossa Prima

ANDRÉ CRUZ

-

Isto da apicultura aconteceu por acaso, na verdade. A família da minha mulher tem uma quinta no Pinhal Novo, com uma horta e colmeias. Mas foi sempre as abelhas lá e eu ao longe. Um dia, o avô dela, que já tem 88 anos, estava atrapalhad­o e precisava de ajuda. Um dos enxames tinha saído da colmeia (diz-se enxamear) e foi preciso vestir o fato e subir a uma árvore. Eu lá ganhei coragem, segui as indicações e a coisa até correu bem. Posso dizer que comecei a interessar-me por este mundo naquele momento, já lá vão quase sete anos. A partir daí, fui comprando livros, falando com pessoas que conhecem realmente a apicultura, fazendo muitas perguntas.

Mais do que um hobby, acaba por ser um desligar do dia a dia. O trabalho na cozinha é muito intenso, há muita coisa em que pensar. Estar ali, no meio das colmeias, obriga-me a parar efetivamen­te e a concentrar-me no que estou a fazer. Se estiver a pensar na loiça, em ementas, aquilo corre mal – ou porque sacrificam­os muitas obreiras, ou porque quebramos o favo…

A quinta continua a ser uma coisa familiar, no sentido em que é muito saudável. Fugimos para lá todos os fins de semana, fica a 30, 40 minutos de Lisboa. Chegámos a ter 32 colmeias. Agora são dez. Tivemos um decréscimo devido à seca e ao calor fora de época (que afetou a floração) e por causa da vespa asiática. São predadores superefica­zes no que toca às abelhas. E reconhecem o ser humano. Sempre que eu ficava a proteger uma colmeia, mudavam para outra.

Este contacto com a Natureza acaba por ajudar aqui no Feitoria, na parte criativa. A cera de abelha, por exemplo, usamos para curar o peixe. Também utilizamos o mel em vários pratos, assim como a fruta e os legumes. Dentro daquilo que é a dimensão da nossa produção, que é muito pequena. Às vezes, quando ando a tratar das colmeias, esqueço-me das horas. Começo às 9h, 10h da manhã e só largo aquilo ao final da tarde. Mas sempre de fato. O meu é de rede tripla – é que eu sou alérgico à picada de abelha.

CHEFE DE COZINHA A APICULTURA PERMITE-LHE DESLIGAR DA PRESSÃO QUE É TRABALHAR NUMA COZINHA – NO SEU CASO, A DO RESTAURANT­E FEITORIA, COM UMA ESTRELA MICHELIN

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal