MAR­CO ACOLHEU LI­GA OLÍM­PI­CA DE KARATE

A Verdade - - PRIMEIRA PÁGINA -

De­cor­reu no Pa­vi­lhão Ber­nar­di­no Cou­ti­nho, na tar­de de 22 de ou­tu­bro, a se­gun­da jor­na­da da Li­ga Olím­pi­ca de Karate. Além da ver­ten­te com­pe­ti­ti­va o even­to tra­du­ziu-se em mais um mo­men­to de pre­pa­ra­ção de atle­tas que têm a pre­ten­são de par­ti­ci­par nos Jo­gos Olím­pi­cos de 2020 no Ja­pão, al­tu­ra em que o Karate co­me­ça­rá tam­bém a ser mo­da­li­da­de olím­pi­ca. Com­pe­ti­ram, por eliminatórias, 120 atle­tas acom­pa­nha­dos dos seus 36 trei­na­do­res.

“Te­mos aqui a fu­tu­ra eli­te do karate na­ci­o­nal pa­ra 2020 de cer­te­za ab­so­lu­ta”, con­si­de­rou Jo­a­quim Ri­bei­ro, da Es­co­la Karate-do Sho­to­kai Mar­co de Canaveses, des­ta­can­do ain­da a par­ti­ci­pa­ção de um ka­ra­te­ca marcoense, João Al­mei­da.

O aco­lhi­men­to da ati­vi­da­de no con­ce­lho foi mo­ti­vo de or­gu­lho não só pa­ra Es­co­la Karate-do Sho­to­kai Mar­co de Canaveses co­mo pa­ra o mu­ni­cí­pio. “Mais uma vez o Mar­co re­ce­be as pes­so­as de bra­ços aber­tos, com boa gas­tro­no­mia, bo­as pai­sa­gens, com co­ra­ção aber­to. Pen- so que to­da a gen­te que veio cá fes­te­jar o karate es­tá de pa­ra­béns. To­dos nós es­ta­mos de pa­ra­béns”, trans­mi­tiu Jo­a­quim Ri­bei­ro.

“Hon­ra na­tu­ral­men­te o nos­so mu­ni­cí­pio”, re­co­nhe­ceu o pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Mar­co de Canaveses, Ma­nu­el Mo­rei­ra, acres­cen­tan­do que ao lon­go dos úl­ti­mos anos tem ha­vi­do “um bom re­la­ci­o­na­men­to com a Fe­de­ra­ção Por­tu­gue­sa de Karate”, mar­ca­do pe­la re­a­li­za­ção de vá­ri­as pro­vas des­ta ar­te mar­ci­al no con­ce­lho.

Além da jor­na­da da Li­ga Olím­pi­ca fo­ram ain­da re­a­li­za­dos mais dois even­tos na­ci­o­nais de karate em Mar­co de Canaveses no mes­mo fim-de-se­ma­na.

Tam­bém no dia 22, du­ran­te a ma­nhã, re­a­li­zou-se a Acre­di­ta­ção Na­ci­o­nal de Trei­na­do­res, fei­ta pe­lo pre­si­den­te do Con­se­lho de Ar­bi­tra­gem, Jo­a­quim Fer­nan­des, e pe­lo Se­le­ci­o­na­dor Na­ci­o­nal, Jo­a­quim Gon­çal­ves, per­mi­tin­do a re­no­va­ção da cé­du­la de trei­na­dor pa­ra a épo­ca 2016/2017 e a an­ga­ri­a­ção de cré­di­tos pa­ra a re­no­va­ção da li­cen­ça no pró­xi­mo ano. Par­ti­ci­pa- ram 150 trei­na­do­res e dois for­ma­do­res.

No dia 23, re­a­li­zou-se o V Tor­neio So­li­dá­rio das Vin­di­mas, que per­mi­tiu an­ga­ri­ar ali­men­tos pa­ra a Cruz Ver­me­lha Por­tu­gue­sa dis­tri­buir pe­los mais ne­ces­si­ta­dos. A com­pe­ti­ção, que te­ve pré­mi­os em dis­pu­ta, ser­viu tam­bém pa­ra os atle­tas se pre­pa­ra­rem pa­ra as res­tan­tes pro­vas da épo­ca. Com­pe­ti­ram, por eliminatórias, 543 atle­tas acom­pa­nha­dos dos seus 71 trei­na­do­res, fa­mi­li­a­res e ami­gos.

O atle­ta Hen­ri­que Bar­bo­sa, da Es­co­la Karate-do Sho­to­kai Mar­co de Canaveses, su­biu ao pó­dio de­pois de ven­cer três com­ba­tes e per­der um, atin­gin­do a ter­cei­ra clas­si­fi­ca­ção.

No res­cal­do das ini­ci­a­ti­vas, Jo­a­quim Ri­bei­ro não es­con­deu a sa­tis­fa­ção. “Es­ta­mos mui­to con­ten­tes pe­la ex­ce­len­te par­ti­ci­pa­ção de to­dos na en­tre­ga de ali­men­tos e mui­to con­ten­tes pe­la fes­ta que se fez sen­tir nes­tes dois di­as. De­pois, com es­te ter­cei­ro lu­gar con­quis­ta­do pe­lo Hen­ri­que e por mais ou­tras du­as já ga­nhas nou­tros cam­pe­o­na­tos em 2016, ain­da mais con­ten­tes fi­ca­mos”, afir­mou.

O res­pon­sá­vel da es­co­la marcoense agra­de­ceu o apoio “dos pra­ti­can­tes e fa­mi­li­a­res da Es­co­la Karate-do Sho­to­kai Mar­co de Canaveses, do Gru­po Es­co­tei­ros 237 Mar­co de Canaveses, da Cruz Ver­me­lha e da Me­di­mar­co, da Es­co­la Mo­vi­men­tos e Va­ri­a­ções, do can­tor Pe­dro Pe­rei­ra, do Es­to­fa­dor Marcoense, dos Bis­coi­tos Du­ri­en­ses, da Nan­ta-Ari­on, da pas­te­la­ria An­jo Do­ce, do In­ter­mar­che do Mar­co, do Luís Mo­rei­ra, do Jo­ca Ser­ra­lhei­ro e cla­ro, co­mo sem­pre, da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal do Mar­co de Canaveses, da Jun­ta do Mar­co, da Rá­dio Marcoense e do Jor­nal A Ver­da­de”.

A Es­co­la Karate-do Sho­to­kai Mar­co de Canaveses foi a res­pon­sá­vel pe­la or­ga­ni­za­ção dos even­tos, em par­ce­ria com a Fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Karate-Por­tu­gal e Associação de Karate Sho­to­kan de Pa­re­des e Va­le do Sou­sa.

PAR­TI­CI­PA­ÇÃO NO ES­TÁ­GIO IBÉ­RI­CO

No pró­xi­mo dia 5 de no­vem­bro, a Es­co­la Karate-do Sho­to­kai Mar­co de Canaveses, vai par­ti­ci­par no Es­tá­gio Ibé­ri­co de Viana do Castelo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.