As­so­ci­a­ção ARADUM as­so­ci­ou-se a ini­ci­a­ti­va so­li­dá­ria e le­vou cri­an­ças ao ci­ne­ma

A Verdade - - MARCO DE CANAVESES -

AAs­so­ci­a­ção ARADUM (As­so­ci­a­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Cul­tu­ral do Dou­ro) de Al­pen­do­ra­da, Vár­zea e Tor­rão, an­tes de dar iní­cio a mais um ano le­ti­vo, de­ci­diu as­so­ci­ar-se a uma ini­ci­a­ti­va so­li­dá­ria le­van­do cer­ca de 70 cri­an­ças a as­sis­tir à es­treia do fil­me “O que de ver­da­de im­por­ta”, no dia 13 de se­tem­bro.

As re­cei­tas des­te fil­me “100% po­si­ti­vo e solidário”, vão apoi­ar obras já em cur­so da no­va uni­da­de de trans­plan­te de me­du­la ós­sea do Ins­ti­tu­to Por­tu­guês de On­co­lo­gia.

Se­gun­do Sa­ra Mo­rei­ra, uma das res­pon­sá­veis pe­la ARADUM, a ideia de re­a­li­zar es­ta ati­vi­da­de so­li­dá­ria sur­giu de uma con­ver­sa en­tre cri­an­ças e ado­les­cen­tes, on­de uma de­las con­tou que tem um pri­mo com can­cro. “As cri­an­ças fi­ca­ram to­das mui­to sen­si­bi­li­za­das e de­ci­di­mos abor­dar o as­sun­to, sem os trau­ma­ti­zar, ex­pli­can­do que há tra­ta­men­to e cu­ra”, con­tou ao Jor­nal A VER­DA­DE.

Um dos ado­les­cen­tes pre­sen­tes na con­ver­sa su­ge­riu a ida ao ci­ne- ma, “pois ti­nha vis­to o anún­cio do fil­me na te­le­vi­são”, re­fe­riu a edu­ca­do­ra.

Após es­ta con­ver­sa, e no pra­zo de dois di­as, as três pro­fes­so­ras, Sa­ra Mo­rei­ra, Re­gi­na Vi­ei­ra e Ana Vi­ei­ra, tor­na­ram es­ta ideia re­al, que con­tou com “a ma­ra­vi­lho­sa e vo­lun­tá­ria ade­são das cri­an­ças e ado­les­cen­tes, que se mo­bi­li­za­ram uns aos ou­tros”.

O gru­po, com ida­des com­pre­en­di­das en­tre os 6 e os 16 anos, foi le­va­do até ao Mar Shop­ping, em Ma­to­si­nhos, pe­lo au­to­car­ro da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Mar­co de Ca­na­ve­ses e por du­as car­ri­nhas que a as­so­ci­a­ção alu­gou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.