Me­mó­ri­as e tra­di­ções re­a­vi­va­das na des­fo­lha­da dos Ami­gos da Igre­ja de San­ta Ma­ria

A Verdade - - MARCO DE CANAVESES -

ACo­mis­são de Ami­gos da Igre­ja de San­ta Ma­ria, na fre­gue­sia do Mar­co, or­ga­ni­zou uma des­fo­lha­da, no pas­sa­do sá­ba­do, dia 20 de ou­tu­bro.

Miú­dos e graú­dos par­ti­ci­pa­ram nes­te even­to, que te­ve lu­gar no Adro da Igre­ja de San­ta Ma­ria, on­de o prin­ci­pal ob­je­ti­vo foi re­a­vi­var me­mó­ri­as e tra­di­ções.

A des­fo­lha­da con­tou com a aju­da dos mem­bros do Ran­cho Fol­cló­ri­co de San­ta Eu­lá­lia de Cons­tan­ce que ani­ma­ram o mo­men­to com can­ta­res e dan­ças tra­di­ci­o­nais. No fi­nal da des­fo­lha­da, a to­ca­ta do gru­po fol­cló­ri­co ani­mou a noi­te com mú­si­ca po­pu­lar.

Es­ta é uma tra­di­ção an­ti­ga on­de, quem en­con­tra-se o mi­lho rei tem o di­rei­to de dar um bei­jo a to­dos os par­ti­ci­pan­tes, se fos­se ho­mem da­va às mu­lhe­res, se fos­se mu­lher da­va aos ho­mens.

Nes­ta des­fo­lha­da o úl­ti­mo a en­con­trar um mi­lho rei ga­nhou um jan­tar pa­ra du­as pes­so­as no res­tau­ran­te “O Plá­ta­no”.

An­tes da des­fo­lha­da hou­ve um jan­tar que con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de cer­ca de 200 pes­so­as.

Es­ta é ape­nas uma das ati­vi­da­des que a Co­mis­são de Ami­gos da Igre­ja de San­ta Ma­ria or­ga­ni­za ao lon­go do ano co­mo for­ma de an­ga­ri­a­ção de fun­dos pa­ra a igre­ja.

A pró­xi­ma ati­vi­da­de é um ra­li fo­to­grá­fi­co.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.