ADESCO e po­pu­la­ção de Ba­nho e Car­va­lho­sa con­se­gui­ram mais de 700 eu­ros pa­ra o Ti­a­go

A Verdade - - MARCO DE CANAVESES -

AAs­so­ci­a­ção pa­ra o De­sen­vol­vi­men­to Co­mu­ni­tá­rio (ADESCO) do Mar­co, jun­ta­men­te com a fre­gue­sia de Ba­nho e Car­va­lho­sa, con­se­gui­ram an­ga­ri­ar cer­ca de 750 eu­ros em prol do jo­vem de 16 anos ao qual foi di­ag­nos­ti­ca­do um tu­mor.

De­vi­do às di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras que a fa­mí­lia do jo­vem Ti­a­go tem atra­ves­sa­do, a co­mu­ni­da­de mar­co­en­se jun­tou-se a fim de an­ga­ri­ar, atra­vés de uma ca­mi­nha­da, di­nhei­ro pa­ra aju­dar a causa.

Carla Ro­cha, vi­ce-pre­si­den­te da ADESCO, ad­mi­te que “é mui­to gra­ti­fi­can­te ver a co­mu­ni­da­de uni­da pe­lo Ti­a­go”. Nem a “chu­va tor­ren­ci­al que caiu no Mar­co no do­min­go afas­tou a po­pu­la­ção”, em­bo­ra Carla Ro­cha ad­mi­ta que, ca­so ti­ves­se vin­do o ve­rão de São Mar­ti­nho nes­se dia, “mui­tas mais pes­so­as se ti­nham jun­ta­do pa­ra ca­mi­nhar e aju­dar”.

Em­bo­ra só 17 pes­so­as te­nham per­cor­ri­do os oi­to qui­ló­me­tros pre­vis­tos na ca­mi­nha­da so­li­dá­ria, o cer­to é que mui­to mais pes­so­as do­a­ram di­nhei­ro pa­ra a fa­mí­lia de Ti­a­go.

A mãe e o seu ir­mão mais no­vo, de 12 anos, saí­ram bem ce­do de Ama­ran­te pa­ra es­ta­rem pre­sen­tes na ca­mi­nha­da, ten­do, no fi­nal da ati­vi­da­de, te­ci­do vá­ri­as pa­la­vras de apres­so pa­ra com a po­pu­la­ção e or­ga­ni­za­ção da ini­ci­a­ti­va.

“A mãe es­ta­va mes­mo mui­to emo­ci­o­na­da e nós emo­ci­o­na­mo-nos com ela. In­fe­liz­men­te, não sa­be­mos se es­ta do­en­ça um dia vai che­gar até aos nos­sos, não cus­ta na­da aju­dar­mos, ho­je é pe­lo Ti­a­go, ama­nhã po­de ser por qual­quer um de nós”, sa­li­en­tou Carla Ro­cha.

O di­nhei­ro ar­re­ca­da­do re­ver­teu na ín­te­gra pa­ra o Ti­a­go. O mes­mo foi an­ga­ri­a­do quer pe­la ca­mi­nha­da, quer “atra­vés do me­a­lhei­ros que fo­ram dei­xa­dos nos es­ta­be­le­ci­men­tos da re­gião que qui­se­ram ade­rir, o que pos­si­bi­li­tou que as pes­so­as con­tri­buís­sem pe­la causa pois, por mui­to pou­co que se­ja, no to­tal, faz to­da a di­fe­ren­ça”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.