USF Tâ­me­ga en­si­nou a con­tro­lar a di­a­be­tes

A Verdade - - MARCO DE CANAVESES -

A equi­pa da Uni­da­de de Saú­de Fa­mi­li­ar do Tâ­me­ga as­si­na­lou mais uma vez, no pas­sa­do dia 14 de no­vem­bro, o Dia Mun­di­al da Di­a­be­tes.

Uma das ati­vi­da­des de­sen­vol­vi­das du­ran­te o dia, e que te­ve uma for­te ade­são, foi a ses­são de edu­ca­ção pa­ra a saú­de “A ali­men­ta­ção na Di­a­be­tes: o que pos­so me­lho­rar?”. Nes­ta ses­são os uten­tes com di­a­be­tes re­a­li­za­ram um ques­ti­o­ná­rio-di­ag­nós­ti­co so­bre a sua li­te­ra­cia so­bre a do­en­ça, de for­ma a de­te­tar cren­ças e mi­tos so­bre a mes­ma.

Du­ran­te a ses­são de edu­ca­ção fo­ram ex­pli­ca­dos e dis­cu­ti­dos te­mas so­bre em que con­sis­te a do­en­ça, as su­as com­pli­ca­ções a lon­go pra­zo pro­vo­ca­das por es­ta, bem co­mo os mé­to­dos de con­tro­lo não me­di­ca­men­to­sos da do­en­ça, atra­vés da ali­men­ta­ção e do exer­cí­cio fí­si­co. Ou­tros con­cei­tos tam­bém fo­ram abor­da­dos co­mo por exem­plo, “o que é a hi­po­gli­ce­mia”, “o que pos­so fa­zer se ti­ver uma hi­po­gli­ce­mia”, “que ou­tros ras­trei­os de­vo fa­zer pa­ra con­tro­lar a di­a­be­tes”, no­me­a­da­men­te o ras­treio anu­al de re­ti­no­pa­tia di­a­bé­ti­ca no seu of­tal­mo­lo­gis­ta, e o ras­treio de pé di­a­bé­ti­co no seu en­fer­mei­ro de fa­mí­lia.

Na se­gun­da par­te da ses­são, foi abor­da­do mais pro­fun­da­men­te o te­ma da ali­men­ta­ção. “Foi pos­sí­vel dis­cu­tir cui­da­dos a ter com a di­e­ta no dia-a-dia, atra­vés do con­tro­lo dos hi­dra­tos de car­bo­no, do au­men­to da in­ges­tão de fru­ta fres­ca, fru­tos se­cos e le­gu­mes”, di­vul­gou a USF Tâ­me­ga.

Uma par­te des­ta ini­ci­a­ti­va foi de­di­ca­da à apren­di­za­gem da lei­tu­ra dos ró­tu­los de uma em­ba­la­gem de um ali­men­to. As­sim os uten­tes apren­de­ram se um ali­men­to tem mais quan­ti­da­de de açú­car, com­pa­ra­ti­va­men­te com ou­tros e as­sim fa­zer uma es­co­lha acer­ta­da acer­ca dos ali­men­tos pa­ra in­ge­rir no dia-a-dia.

Des­ta for­ma os uten­tes Di­a­bé­ti­cos da USF Tâ­me­ga, ti­ve­ram a opor­tu­ni­da­de de co­lo­car as su­as dú­vi­das, par­ti­lhar ex­pe­ri­ên­ci­as, dis­cu­tir te­mas adi­ci­o­nais con­jun­ta­men­te com os ou­tros uten­tes e pro­fis­si­o­nais da uni­da­de.

No fi­nal hou­ve um pe­que­no lan­che de con­vi­vo com fru­ta da épo­ca. Da­da ade­são à ini­ci­a­ti­va, a equi­pa da USF pre­ten­de or­ga­ni­zar ou­tras ses­sões e con­vi­dar a co­mu­ni­da­de de uten­tes da USF a par­ti­ci­par fu­tu­ra­men­te em ini­ci­a­ti­vas se­me­lhan­tes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.