Pro­je­to “Lan­chei­ra Sau­dá­vel” ar­ran­ca em qua­tro es­co­las do con­ce­lho

A Verdade - - MARCO DE CANAVESES -

Te­rá iní­cio ama­nhã, dia 11 de ja­nei­ro, o pro­je­to “Lan­chei­ra Sau­dá­vel”, que abran­ge­rá uma es­co­la por ca­da Agru­pa­men­to de Es­co­las do con­ce­lho do Mar­co de Ca­na­ve­ses. Nes­sas qua­tro es­co­las – cu­ja se­le­ção foi fei­ta pe­los pró­pri­os agru­pa­men­tos on­de es­tão in­se­ri­das – ca­da um dos cer­ca de 340 alu­nos do pré-es­co­lar irá re­ce­ber um ma­nu­al di­dá­ti­co, que pro­cu­ra mo­ti­var cri­an­ças e pais a op­ta­rem por ali­men­tos sau­dá­veis na com­po­si­ção dos lan­ches.

Se­gun­do Cris­ti­na Vi­ei­ra, pre­si­den­te da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal do Mar­co de Ca­na­ve­ses, es­te tra­ta-se de um “pro­je­to-pi­lo­to” que tem co­mo ob­je­ti­vo “pro­mo­ver e tra­zer pa­ra aque­la es­co­la e aque­les alu­nos há­bi­tos de ali­men­ta­ção mais sau­dá­veis, com a adap­ta­ção de um lan­che es­pe­cí­fi­co que vai ser tra­ba­lha­do tam­bém pe­las edu­ca­do­ras. É uma en­tre­ga sim­bó­li­ca de uma lan­chei­ra pa­ra que as cri­an­ças per­ce­bam que, den­tro da­que­la lan­chei­ra, só po­dem co­lo­car ou usu­fruir de um lan­che sau­dá­vel”, ex­pli­cou a au­tar­ca.

O “Lan­chei­ra Sau­dá­vel” es­tá in­se­ri­do num pro­je­to com uma “di­men­são mui­to mai­or – o #su­ces­so­es­co­lar”. Cris­ti­na Vi­ei­ra es­cla­re­ceu que es­te é “um con­jun­to de me­di­das que en­glo­bam a área des­por­ti­va – em prol da qual já ini­ciá­mos o en­si­no da ca­no­a­gem; a aqui­si­ção das Sa­las do Fu­tu­ro, que são sa­las de­vi­da­men­te ape­tre­cha­das pa­ra que os alu­nos pos­sam ter tam­bém ou­tro ti­po de ex­pe­ri­ên­ci­as; os de ex­pe­ri­ên­cia, on­de os alu­nos cos­tu­mam ter con­tac­to com no­vas tec­no­lo­gi­as e com ou­tro ti­po de equi­pa­men­tos ao ní­vel das ci­ên­ci­as; e a aqui­si­ção de equi­pa­men­to pe­da­gó­gi­co, quer pa­ra as es­co­las, quer pa­ra os pais”, re­fe­riu.

À mar­gem da inau­gu­ra­ção das obras da EB 1 de Pa­ços de Gai­o­lo, na fre­gue­sia de Pe­nha Lon­ga e Pa­ços de Gai­o­lo, Cris­ti­na Vi­ei­ra as­se­gu­rou que o pro­je­to “Lan­chei­ra Sau­dá­vel” não se li­mi­ta a alu­nos e en­car­re­ga­dos de edu­ca­ção. “Te­mos ho­je, por exem­plo, uma nu­tri­ci­o­nis­ta a tra­ba­lhar com as es­co­las to­das do con­ce­lho pa­ra ten­tar­mos fa­zer uma emen­ta mais sau­dá­vel e pa­ra dar­mos for­ma­ção às nos­sas co­zi­nhei­ras nos re­fei­tó­ri­os das es­co­las, em co­la­bo­ra­ção com os seus pre­si­den­tes de jun­ta”, es­cla­re­ceu.

Pa­ra con­cluir, a au­tar­ca dei­xou an­te­ver a pos­si­bi­li­da­de des­ta ini­ci­a­ti­va não se fi­car por aqui. “Es­te é o iní­cio de um pro­je­to-pi­lo­to que, se for de­vi­da­men­te mo­ni­to­ri­za­do e cor­rer bem, va­mos alar­gar a to­das as es­co­las do con­ce­lho”, re­ve­lou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.